PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

TDT: Autarcas do Vale do Mouro só esperam por uma solução até dia 28

22 Fevereiro, 2012 - 17:09

178

0

Da Assembleia da República, os representantes das freguesias do Vale do Mouro, em Monção, trouxeram hoje “esperança” de ver o problema da televisão digital terrestre (TDT) resolvido.

Da Assembleia da República, os representantes das freguesias do Vale do Mouro, em Monção, trouxeram hoje “esperança” de ver o problema da televisão digital terrestre (TDT) resolvido. Recorde-se que a Associação de Freguesias de Direito Público do Vale do Mouro foi recebida, esta manhã, em audiência no Parlamento, para dar a conhecer as dificuldades de acesso à TDT sentidas naquela região.

Contactado, o presidente da junta de freguesia de Merufe explicou que, depois desta reunião, aguardam agora uma resposta por parte da Comissão de ética e da Portugal Telecom. Ainda assim, Márcio Alves confessa estar optimista no que respeita ao pedido efectuado: a reconversão do retransmissor analógico para um emissor digital, em Podame, tal como aconteceu recentemente em em Montedor, na freguesia de Carreço, Viana do Castelo e em Vila Praia de Âncora, Caminha.

O autarca da freguesia de Merufe trouxe, contudo, a convicção de que mais vale apostar na instalação de um emissor digital, em Podame, do que na comparticipação que é feita pela PT à população, no que respeita à aquisição do descodificador. Segundo Márcio Alves, um emissor custará cerca de 25 mil euros, estimando-se que, em termos comparticipação, os valores totais na freguesia rondarão os 200 mil euros.

Agora, o representante das freguesias do Vale do Mouro sublinha que apenas vão esperar por uma resposta até ao dia 28, caso contrário, serão tomadas “outras medidas”.

Recorde-se que a autarquia desenvolveu um estudo da cobertura da TDT no concelho, onde são apresentadas diversas dificuldades de acesso em vários pontos (zonas baixas), constatando-se a existência de freguesias, como Merufe, Segude e Podame, com a totalidade da população sem acesso à TDT. Tangil regista 60 por cento, Riba de Mouro 50 por cento, Badim e Ceivães 30 por cento e Barbeita 20 por cento. No total, estão abrangidas oito freguesias de Monção, totalizando cerca de oito mil pessoas.

Últimas