PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Também passou horas a jogar isto? Origem pode estar num mapa secreto… do Caminho de Santiago!

11 Novembro, 2023 - 13:02

395

0

Mapa encriptado criado pelos Cavaleiros Templários.

Quase todos os portugueses com mais de 40 anos jogaram, pelo menos uma vez, o tão conhecido Jogo dos Gansos que no nosso país foi distribuído pela Majora.

 

Um tabuleiro que fez parte da infância de milhares de crianças pelo mundo fora. Hoje já adultos.

 

Segundo conta o jornal Quincemil, a origem deste jogo estará relacionada com o Caminho de Santiago. 

 

Terá sido criado pelos Cavaleiros Templários, durante a Idade Média. Começou por ser um guia encriptado do Caminho de Santiago francês – ida e volta. Não era um jogo, já que as leis da altura proibiam jogos de dados.

 

Um simples código que passava despercebido aos profanos.

 

Ninguém sabe ao certo. No entanto, ainda de acordo com aquele jornal, diz-se que o primeiro exemplar deste guia secreto foi registado em Espanha no tempo do Rei Filipe II (1527-1598). 

 

 

Origem na Grécia antiga

Dizem ainda os especialistas que o formato do tabuleiro pode ser baseado no Disco de Phaistos ou Festos. Uma peça circular de barro, descoberta em 1908 nas ruínas do Palácio de Creta. Contém 61 palavras e nele podem ver-se desenhos de pássaros… e até de gansos.

 

 

Disco de Festos

[Fotografia: DR/Via jornal Quincemil]

 

 

 

Como era o tabuleiro dos templários?

As sucessivas casas representavam a viagem de ida e volta, desde S. Jean de Pied de Port, na fronteira com a França, até Santiago de Compostela. As primeiras 32 casas mostravam o caminho de ida, e as outras 31 eram o caminho de regresso.

 

 

Toponímia

Se atentarmos à toponímia existente ao redor do Caminho de Santiago Francês, reparamos que existem localidades com o termo ‘ganso’ [oca, em galego]. Exemplo disso são: Villafranca Montes de Oca, Puerto de Oca ou El Ganso.

 

Outro exemplo, segundo o Quincemil, está na Igreja do Crucifijo de Puente la Reina, em Navarra, onde a cruz principal tem a curiosa forma de uma… perna de ganso.

 

 

 

[Fotografia: DR/Via jornal Quincemil]

 

 

 

Relação com o número 9

O número 9 tem também uma relação muito especial com o Caminho de Santiago. Refere o Quincemil que a Catedral tem nove naves separadas por 63 pilares e colunas (6+3=9). Além diso, o templo tem um total de 63 vitrais.

 

Na zona do coro existem 72 lugares (7+2=9). Antes da requalificação da Catedral, existiam nove capelas.

 

Coincidências que podem ser vistas nos primeiros tabuleiros onde o Jogo do Ganso aparece já oficialmente como jogo.

 

Entre cada casa com gansos, existe um intervalo de 4 ou 5 casas (5+4=9). A última casa era a número 63 (6+3=9). E nove foram os fundadores da Ordem dos Templários.

 

 

Uma das primeiras edições do Jogo do Ganso

[Fotografia: DR/Via jornal Quincemil]

 

 

[Fotografia capa: DR]

Últimas