PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Súmula da jornada de 25/26 de Março

28 Março, 2016 - 10:07

148

0

‘Confira os principais momentos que marcaram o fim-de-semana desportivo.

Nada de novo a que não estivéssemos habituados ainda que em pleno período de Páscoa. Uns cantaram “Aleluias”, outros prolongaram a “Semana Santa”, outros ficaram pelo meio-termo não entrando totalmente em plena festa mas também a “dor” não foi tremenda. Como sempre, uns triunfaram e manifestaram o seu regozijo, outros, inversamente, perderam e mantiveram as lamentações, outros empataram, em sinal de mal menor para uns tantos ou de alguma frustração.
E nem a nossa selecção nacional fugiu a esta regra e em consonância com o técnico que “nem a feijões gosta de perder”, lá ficamos pelo sabor amargo duma derrota, mostramos a total ineficácia atacante e o prejuízo que algum excesso de vedetismo é capaz de provocar. Que ao menos estes erros fiquem pelos “ensaios”.
A tarde de Sexta-feira Santa trouxe-nos a conclusão do Desportivo de Monção/Atlético dos Arcos, jogando apenas uma segunda parte “rasgadinha”, onde os atletas poderiam disponibilizar o dobro das energias, mas a eficácia pela baliza ficou-se pelo nulo, confirmando-se, por esse modo, a vitória parcial que os forasteiros conseguiram, em 3 de Janeiro, por um a três e a manutenção/confirmação do lugar de bronze.
Na divisão secundária, confirmou-se a desunião do trio perseguidor, embora continue a manter-se em posição de ataque ao último lugar em aberto na promoção. E dizemos último pois o triunfo, ainda que tangencial pela magreza de um a zero, do líder Arcozelo, em Caminha diante do Lanhelas, não só confirmou as pretensões do conjunto limiano, como lhe possibilitou ampliar vantagem em dois pontos rumo à promoção, cifrando-se agora em quinze num total de vinte e um em falta. Por outras palavras, dentro de duas jornadas talvez se consagre a promoção do Arcozelo, esperando até ao final pela confirmação da outra vaga, por ora em posse do Távora que derrotou o Melgacense por três a dois, numa partida em dois tons: os da terra de Inês Negra entraram em desvantagem e foram batidos três vezes na primeira parte, pela eficácia total dos arcuenses, mas na segunda metade apenas conseguiram por duas vezes furar a malha defensiva local, o que lhes valeu a derrota e consumação total da despedida da promoção. Para terceira linha baixaram Bertiandos e Âncora Praia em função de dois empates extra-muros, sendo em dois golos para cada lado o desfecho do Ancorense/Bertiandos, que não serviu a qualquer deles e poderá ter afastado os da beira-mar, e em um golo o Perre/Âncora Praia, o que serve ainda para as próximas jornadas, com confrontos directos entre os pretendentes trazer animação à prova.
Longos Vales e Raianos adiaram os jogos da jornada para o período pós-Páscoa e ao Moreira teria sido bem melhor fazer o mesmo para não sofrer durante estes dias o pesadelo de ter encaixado sete na Facha, quiçá por tê-los “picado” ao primeiro minuto com o ponto de honra em resultado de grande penalidade que pode ter tido “ajuda”.
Nos dois jogos ainda disputados, o Darquense derrotou o vizinho Cardielense, por três a um, enquanto o Anais foi ao vizinho território de S. Martinho da Gandra e averbou três pontos, do triunfo em um a dois, que lhe valeram a subida de mais um lugar na tabela, permutando com Melgacense e cimentando o excelente campeonato que vem efectuando.
A primeira volta do Portugal Prio relativa à segunda e decisiva fase está concluída e da leitura da derradeira jornada desta parte bem poderá deduzir-se que os minhotos não se deram mal com os ares transmontanos porquanto nenhum foi derrotado. Bastante positivo foi o nulo conseguido pelo Limianos em casa do líder Pedras Salgadas, como proveitosa foi a vitória, ainda que pela mínima de um a zero, do Vianense em território da lanterna vermelha, Argozelo, que assim continua nesse posto indesejável, podendo ainda considerar-se razoável outro nulo protagonizado pelo Neves na terra quente de Mirandela. Menos mal para os conjuntos vianenses que também foram bafejados pelo triunfo do Marítimo B, por dois a zero, diante do conterrâneo Camacha.
Na série de subidas, a ronda bem pode dizer-se que foi profícua ao líder Fafe, dado o nulo conseguido em Estarreja, que lhe permitiu manter a invencibilidade e a vantagem à concorrência, pois também o Vizela não foi além de empate, em um golo, caseiramente diante do Anadia, que por ironia até voltou à condição de lanterna vermelha, tal como igualdade se registou entre Gondomar e Bragança, em partida de quatro golos. No encontro mais tranquilo em termos de luta pela promoção, melhor, não luta, o Pedras Rubras conseguiu o primeiro triunfo diante do Vilaverdense, e logo com três golos, resultando o emparceiramento dos minhotos com os bairradinos no fundo da escada classificativa.
No reduzido número de jogos na II Liga, o Famalicão não aproveitou para se colar aos flavienses e o empate a um na recepção ao Portimonense apenas lhe permitiu conservar o posto, manter a mesma distância aos algarvios, mas encurtá-la ao Freamunde, vencedor da tarde com o triunfo magro de um a zero frente à Covilhã. De resto não extraíram grande benefício dos seus empates, quer Aves e Varzim, em encontro antecipado onde distribuíram quatro golos, quer Leixões e Ac. Viseu, que não conseguiram distanciar-se dos lugares próximos do precipício.
Completando o fim-de-semana em futebol, ressaltam parabéns ao Barroselas pela conquista da Taça Distrital de Juvenis, enfiando “la manita” aos vizinhos de Neves, e a definição do par Vianense e Cerveira como finalistas da Taça de Juniores, com final agendada para Messegães, em 23 de Abril.
Pelos nacionais, em restrição de jogos, destaque ao apuramento do Braga para a fase final de Iniciados em detrimento do crónico Porto, que assim fica afastado do quarteto que disputará o título, onde se incluem o Belenenses, além dos eternos Benfica e Sporting.
Acrescentemos alguns jogos de Futsal, quer relativamente aos torneios extraordinários de Juniores Masculinos e Seniores Femininos, ainda em primeiras jornadas, sem definições, bem como a estreia do Castanheira na Taça Nacional de Seniores Femininos com triunfo robusto diante da Águia, por seis a um, quer ainda a mais uma ronda da Sport Zone, com o Benfica a continuar perdido depois do desaire frente ao Sporting, permitindo empate caseiro diante dos Lombos, que o Sporting aproveitou com goleada em Burinhosa, dando ideia que a primeira fase estrará decidida.
E pronto, restam os desejos de continuação de boas Festas Pascais e a informação que no próximo fim-de-semana praticamente tudo voltará ao normal. Assim o esperamos também.

Últimas