Parascavedecatriafóbicos. Assim se chamam todos aqueles que sofrem de parascavedecatriafobia. Isto é, que foram diagnosticadas com um medo “irracional” à sexta-feira 13.
Hoje é um desses dias.
É conhecida a tradicional superstição ocidental que relaciona uma sexta-feira que cai no 13º dia do mês como uma data de azar.
No entanto, conforme conta o Correio Braziliense, os filmes de Hollywood ajudaram a dar à data um teor mais sangrento, tais como o filme Sexta Feira 13, de 1980.
E enorme palavra parascavedecatriafobia é formada da junção de termos gregos: “paraskevi”, que significa sexta-feira + “dekastreis” que significa “treze” + “fobia”.
“A fobia consiste em um transtorno mental ansioso, que pode, inclusive, chegar ao ponto de incapacitar o indivíduo. Enquanto o medo é uma resposta a algo real, a ansiedade fóbica resulta de uma ameaça interna, vaga, conflituosa ou desconhecida”, explicou àquele jornal a médica psiquiatra Aline Rangel, especialista em transtornos fóbicos.
Aline Rangel explica que fobias, como a parascavedecatriafobia têm tratamento.
“A primeira etapa é reconhecer os sentimentos que o paciente apresenta e quais são as situações que os desencadeiam. Após isso, terá de procurar ajuda do psiquiatra. Ele saberá realizar a avaliação completa. Geralmente, o tratamento é associado com medicamentos e terapia cognitiva comportamental. Depois, a pessoa lida muito melhor com as fobias e passa a ter uma vida tranquila”, explicou.
Ainda há mais uma sexta-feira 13 este ano. Vai acontecer em dezembro.
Comentários: 0
0
0