PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Sofre de frigatiscaidecafobia? Esta sexta-feira pode ser complicado

13 Janeiro, 2023 - 00:07

288

0

Hoje é sexta-feira, 13.

Sabe o que é triscaidecafobia? E parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia, já ouviu falar?

 

Segundo o jornal Expresso, a triscaidecafobia é o medo irracional pelo número 13; parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia é o medo, mais concreto, das sextas-feiras 13.

 

Hoje, 13 de setembro… sexta-feira, é mais um dia de pesadelo para muita gente que acredita que este é um dia de azar.

 

 

Mas de onde vem esta superstição?

Conta aquele jornal que tudo remonta a uma lenda nórdica. Conta que a deusa do amor e da beleza, Friga (mesmo radical da palavra friday, sexta-feira), depois de muitas tribos nórdicas se terem convertido ao cristianismo foi considerada bruxa e começou a reunir-se todas as sextas-feiras com onze bruxas e o próprio demónio, num total de treze pessoas.

 

Outra teoria, refere o Expresso, vem do século XIV, quando o rei de França Filipe IV resolveu retirar o poder e exterminar a ordem dos Templários, prendendo, torturando e executando os cavaleiros. Tudo isto terá acontecido numa sexta-feira 13.

 

Mas há outra razão. Esta mais religiosa. Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira. A Última Ceia ter reuniu à mesa 13 pessoas (Jesus e os 12 apóstolos).

 

Mas nem todas as superstições em relação ao número 13 são negativas. Há quem o veja como um elemento de sorte, nomeadamente porque a adição dos algarismos que o compõem (1+3) dá 4, um número considerado símbolo de sorte [trevo de quatro folhas].

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas