PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Só nos últimos meses Cerveira florestou o equivalente a mais de 30 campos de futebol

6 Fevereiro, 2025 - 11:19

570

0

Ambiente.

O Município de Vila Nova de Cerveira deu por concluídos os trabalhos de florestação e aproveitamento de regeneração natural, em cerca de 30 hectares no Chão de Vilar, na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.

 

Executada pela Câmara Municipal, a operação do Plano de Gestão Florestal da Unidade de Gestão Florestal Quinta das Mineirinhas resultou de uma candidatura ao PDR 2020, num investimento total de 120 mil euros, comparticipado em 101 mil euros.

 

 

 

[crédito fotografia: Município VN Cerveira]

 

 

A menos de 2 quilómetros da vila “o solo intervencionado estava dominado por matos, pelo que o objetivo desta intervenção incidiu numa limpeza florestal, aproveitando as folhosas existentes e adensando plantação de povoamentos florestais nas zonas onde eram escassas, com recurso a espécies como carvalhos, castanheiros, nogueiras bravas, freixos e cupressus”, refere a edilidade.

 

“A reabilitação dos ecossistemas florestais, através de arborizações em descontinuidade, contribui para a minimização do risco de incêndio e redução de pragas e doenças, protegendo os valores fundamentais do solo e água e melhorando a qualidade paisagística dos espaços florestais”, acrescenta.

 

À limpeza e desmatação referida, a operação incluiu ainda a beneficiação de 6,2km de rede viária florestal dentro da área do projeto.

 

 

[crédito fotografia capa: Município VN Cerveira]

Últimas