PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Sindicalistas reprovam ideia de desafiar jovens a optar pela agricultura

1 Abril, 2014 - 13:07

136

0

União dos Sindicatos de Viana do Castelo defende a criação de mais indústrias e mais postos de trabalho onde os jovens possam trabalhar na área em que foram formados.

A União dos Sindicatos de Viana do Castelo (USVC) não vê com bons olhos a ideia dos jovens, com outro tipo de formação, enveredarem pela agricultura. Recorde-se que o Presidente da República desafiou recentemente os jovens a tentarem uma “experiência na agricultura” como alternativa ao desemprego e à emigração. Cavaco defende que a agricultura pode mesmo ajudar Portugal a ter uma recuperação económica mais rápida. À Vale do Minho, a vereadora da juventude de Cerveira, Aurora Viães, disse já que aplaude este repto. O mesmo não sucede
com os sindicalistas do distrito. “Na nossa região, a agricultura é de subsistência. É evidente que o sector só pode funcionar para sobreviver. Temos cotas de mercado em que não podemos produzir além de determinados limites. A própria agricultura sai mais cara em relação à compra do que vem do exterior”, disse à Vale do Minho Branco Viana, coordenador da USVC.
Como solução para a juventude, a USVC defende a criação de mais indústrias e mais postos de trabalho onde os jovens possam trabalhar na área em que foram formados. “Os jovens só poderão singrar no nosso país se o crescimento na nossa indústria tiver uma certa dimensão. Precisamos de indústrias com mais investimento, com novas tecnologias e que coloquem a sabedoria das universidades nas diversas áreas de actividade. Isto para que possamos ser competitivos com os restantes países europeus”, defende Branco Viana.
De acordo com um relatório recentemente publicado pelo Eurofound, uma agência da União Europeia criada em 1975,há mais jovens europeus sem capacidade para garantir a independência e 48% ainda vivem com a família. Em Portugal, esse valor chega aos 55%.

Últimas