PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

4

0

Valença

Sete idosos a pé e de cadeira de rodas a caminho de Santiago – Passam por VP Âncora e Valença

24 Agosto, 2023 - 22:31

1533

0

“Primeiro grupo do mundo, de séniores institucionalizados a fazerem o Caminho de Santiago”.

Sete idosos do Centro Social Paroquial dos Pousos, em Leiria, iniciaram esta quinta-feira os Caminhos de Santiago, com um percurso ajustado às suas capacidades.

 

O peregrino mais velho tem 92 anos de idade.

 

“Que se saiba, pelo registos oficiais dos Peregrinos de Santiago, será o primeiro grupo do mundo, de séniores institucionalizados a fazerem o Caminho de Santiago, a pé (os metros que conseguirem) e de cadeiras de rodas”, refere aquele centro.

 

A viagem foi estudada ao pormenor. Ao longo de quatro dias, os idosos irão realizar o caminho a pé, de cadeira de rodas e ainda de carrinha, num total de cinco a seis quilómetros diários.

 

No total, a equipa é constituída por sete idosos institucionalizados e nove cuidadores. Acompanham o pároco da instituição, uma enfermeira, membros voluntários dos órgãos sociais e cuidadoras formais.

 

Durante toda a caminhada, os idosos terão momentos espirituais, culturais, gastronómicos e turísticos.

 

A primeira paragem foi em Vila Praia de Âncora. Pernoitam em Valença e seguem para Tui, passando a ponte em cadeira de rodas.

 

Os últimos quilómetros até chegar ao destino serão percorridos pelo trilho do Monte do Gozo à Catedral de Santiago de Compostela, onde irão assistir à missa do peregrino e receber o certificado do peregrino em cadeira de rodas.

 

“Aquando da chegada à Catedral de Santiago, irão participar de forma especial na missa do peregrino, com Botafumeiro, e receberem a merecida Compostela (certificado de peregrino)”, assegura ainda a organização.

 

A iniciativa nasceu do projeto ‘Academia dos Sonhos’, que também já levou um grupo de idosos a estar com o Papa Francisco, em Roma, em 2022.

 

 

 

[Fotografia: Centro Social Paroquial dos Pousos]

Últimas