As conclusões do estudo foram publicadas sob a forma de artigo na revista científica Computer-Aided Civil and Infrastructure Engineering.
Últimas
Menu
Trânsito.
Os semáforos podem vir a ter uma quarta cor: será branca.
A conclusão, segundo a revista Visão, é de um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América.
Segundo o documento, a adição de uma nova cor aos semáforos de trânsito poderá trazer melhorias a determinados aspetos da condução, nomeadamente ao reduzir significativamente os congestionamentos rodoviários.
Mas o que significaria a luz branca? Refere o estudo que seria utilizada especificamente com a presença de veículos autónomos – ou seja, sem condutor – serviria para sinalizar esses veículos bem como melhorar o tempo de deslocação, eficiência e a segurança rodoviária de todos os condutores.
“O conceito de fase branca incorpora um novo sinal de trânsito, para que os condutores humanos saibam o que devem fazer. As luzes brancas dirão aos condutores humanos para seguirem simplesmente o carro que está à sua frente”, explicou Ali Hajbabaie, líder do estudo, ao jornal britânico Metro.
Esta luz branca é ativada quando um número suficiente de carros autónomos se aproximam de uma interseção, o que permite que os veículos se comuniquem sem fio uns com os outros e com o computador que controla os sinais de trânsito.
Os cientistas envolvidos no estudo acreditam que o novo sistema de semáforo, com recurso à inteligência artificial, poderá ajudar a evitar vários engarrafamentos e grandes volumes de trânsito ao permitir que sejam os próprios veículos autónomos a determinar as suas rotas de forma mais eficiente e menos dispendiosa.
O novo sistema de trânsito exige ainda que ocorra comunicação entre os próprios veículos autónomos, bem como a comunicação desses carros com as infraestruturas de tráfego, ou seja, os semáforos.
Desse modo, a nova cor do sistema de semáforos só seria ativada através da acumulação de um determinado número de veículos automatizados perto de um cruzamento ou engarrafamento.
As conclusões do estudo foram publicadas sob a forma de artigo na revista científica Computer-Aided Civil and Infrastructure Engineering.
Últimas
Populares
Comentários: 0
0
0