PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Seis pratos pré

8 Abril, 2011 - 08:35

229

0

Francisco Sampaio, ex-decano da extinta Região de Turismo do Alto Minho, diz-se satisfeito com a selecção, onde sobressae o caldo verde, no peixe o arroz de lampreia, bacalhau à Zé do Pipo e à Gomes de Sá, nas carnes destaque para as tripas à moda do porto, e nos doces o pudim de abade de priscos.

A região Entre Douro e Minho conta com seis pratos e um doce na lista de pré-finalistas na eleição das "7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa". Esta quinta-feira foram anunciadas os 70 pratos pré-finalistas no concurso nacional, uma primeira selecção realizada por um painel de 70 especialistas, de entre as 433 candidaturas apresentadas.
Francisco Sampaio, ex-decano da extinta Região de Turismo do Alto Minho, diz-se satisfeito com a selecção, onde sobressae o caldo verde, no peixe o arroz de lampreia, bacalhau à Zé do Pipo e à Gomes de Sá, nas carnes destaque para as tripas à moda do porto, e nos doces o pudim de abade de priscos. Sampaio mostra-se ainda confiante na passagem á fase seguinte de alguns destes pratos gastronómicos.
A região do país com mais eleitos na lista de pré-finalistas é o Alentejo, com 12 pratos. Segue-se a região de Lisboa e Setúbal com 9 pré-finalistas e os Açores, Madeira, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Litoral com 8 pratos cada respectivamente. Com 6 candidatos eleitos encontra-se o Algarve e Entre Douro e Minho. A Beira Interior tem 3 pratos eleitos e a região da Estremadura e Ribatejo tem 2.
Destes 70 pratos, 21 serão escolhidos por figuras convidadas a seleccionarem os 21 finalistas, que serão apresentadas a 7 de Maio. Inicia-se então a votação pública por SMS, chamada telefónica, internet e Facebook, que decorrerá até 7 de Setembro. Os 7 vencedores são revelados a 10 de Setembro, numa cerimónia a transmitir em directo de Santarém pela RTP.

Últimas