PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Secretário de Estado do Ordenamento do Território satisfeito com a promoção do Gerês

10 Julho, 2014 - 07:21

188

0

Miguel Castro Neto esteve na Porta do Mezio para uma reunião de trabalho que contou com a presença das cinco Câmaras que integram o Parque Nacional.

O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, esteve na Porta do Mezio, uma das cinco portas do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), para uma reunião de trabalho que contou com a presença das cinco Câmaras do PNPG, o ICNF, a UTAD – Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e empresários ligados ao Turismo e restauração.
Neste encontro o ICNF- Instituto de Conservação da Natureza e Florestas abordou as parcerias realizadas com instituições de ensino, privados e Autarquias, no âmbito das áreas protegidas e deu conta dos seus resultados proveitosos na gestão e conservação do Parque Nacional. João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, aproveitou o encontro para, em conjunto com os outros autarcas do território do PNPG, solicitar ao Governo apoio na concretização de um Pacto para o desenvolvimento e coesão do Parque. Uma ambição dos 5 municípios que poderá ser concretizada mediante uma candidatura conjunta ao novo quadro comunitário de apoio, no valor de 9 milhões de euros e comparticipada em 85%, tratando-se de um investimento em que os municípios se propõem a assumir os 15% da componente nacional. Com este projeto as cinco Câmaras Municipais (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro, Melgaço e Montalegre) pretendem a promoção deste território, único parque nacional em Portugal e reserva da Biosfera declarada pela UNESCO; o desenvolvimento socioeconómico, a preservação da natureza e ambiente, a valorização dos recursos endógenos, a conservação e valorização do património cultural, melhores acessibilidades, promover o Turismo Sustentável, bem como preservar a fauna e a flora.
O Secretário de Estado felicitou a iniciativa dos municípios para atingirem o objetivo de promover o desenvolvimento deste território e adiantou que este Pacto tem enquadramento no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Incentivou ainda o espírito de parceria existente entre o ICNF, instituições de ensino, privados e Autarquias em prol do PNPG.

Últimas