PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Secretário de Estado da Administração Local vai estar este sábado em Valença

20 Setembro, 2014 - 07:49

164

0

António Leitão Amaro vai presidir à inauguração do novo troço da Ecopista do Rio Minho.

O Secretário de Estado da Administração Local vai estar este sábado em Valença. António Leitão Amaro vai presidir à inauguração do novo troço da Ecopista do Rio Minho. A cerimónia está marcada para as 10h00, no Cais dos Pescadores.
Um novo troço entre a Senhora da Cabeça, em Cristelo Côvo (Valença) e Montorros (VilaNova de Cerveira), permite a Valença ganhar uma via verde, de norte a sul, paralela ao rio Minho, com um percurso de mais de 20 quilómetros.
Às 9h00 sairá da Senhora da Cabeça, em Cristelo Côvo, uma caminhada, pelo novo troço, aberta a todos os interessados em participar a pé, em patins, skate ou bicicleta, em direção ao Cais dos Pescadores de São Pedro onde decorrerá a inauguração. Deste ponto a caminhada seguirá até ao Parque de Montorros, já em Vila Nova de Cerveira..
A Ecopista do Rio Minho faz parte da Rede de Percursos Verdes do Alto Minho, beneficiando de espaços naturais como a Floresta Ripícola marginal ao Rio Minho, protegida pela Rede Natura 2000, o Biótipo da Veiga da Mira, ou as ilhas do Rio Minho, espaços únicos de avifauna.
O Biótipo da Veiga da Mira é uma importante zona natural envolvente à margem esquerda do Rio Minho, com cerca de 300 hectares. A geografia da Veiga da Mira faz com que esta seja uma área especial em termos de habitats. Por esse motivo a Ecopista faz uma aproximação cuidada e sustentada ao seu interior através de um percurso pedestre complementar, de pequena rota e circular. Um Observatório de Avifauna e um conjunto de outras infra-estruturas de apoio vão permitir ao visitante / turista conhecer in loco as diferentes espécies presentes, bem como os seus habitats, sem que interfiram com o equilíbrio ecológico do biótipo.
Uma riqueza sem par que já mereceu o prémio da quarta melhor via verde da Europa e se candidata agora a obter a certificação da Carta Europeia de Turismo Sustentado.
Esta obra foi financiada pelo “ON.2 – Novo Norte”, através da candidatura “Biolandscape – Alto Minho”.

Últimas