PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Secretária de Estado destacou importância do projeto “Montanhas do Alto Minho”

20 Novembro, 2020 - 15:41

237

0

PUB A Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, salientou esta sexta-feira a vasta área de territórios de montanha no contexto nacional (representam, em termos geográficos, cerca de […]

PUB

A Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, salientou esta sexta-feira a vasta área de territórios de montanha no contexto nacional (representam, em termos geográficos, cerca de 2/3 do território nacional) e a importância desses territórios no atual contexto excecional de pandemia.

A governante falava durante a sessão de encerramento do webinar final do projeto Acontece in Loco – Montanhas do Alto Minho – Montanhas Vivas, Comunidades Resilientes.

A iniciativa teve como objetivo a apresentação dos resultados da implementação deste projeto, orientados, essencialmente, para as seguintes temáticas: agro-silvo-pastorícia, floresta e biodiversidade; turismo e desenvolvimento sustentável da montanha; viver e trabalhar na montanha e governança territorial e comunidades de montanha.

Foi uma parceria de sete entidades regionais e locais: (Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima – ARDAL, Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Escola Superior Agrária), Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca CRL.,  Associação Florestal do Lima (AFL),  Associação Território com Vida, Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e Associação Sociocultural e Recreativa de Sistelo, com cofinanciamento do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

A governante deu também nota da necessidade de combater as desigualdades desses territórios no âmbito das alterações climáticas e da transição digital. Sugeriu ainda a adoção de abordagens integradas, considerando as especificidades do interior, não como obstáculos, mas como oportunidades para o desígnio nacional da coesão territorial.

Por fim, Isabel Ferreira destacou a importância do projeto Montanhas do Alto Minho, ressaltando, também, como fatores de valorização do território, o desenvolvimento da Estratégia Regional da Paisagem do Alto Minho e a atribuição do Galardão Europeu Carta Europeia de Turismo Sustentável ao Alto Minho, pela Federação Europeia de Parques (EUROPARC).

 

[Fotografia: CIM Alto Minho]

 

PUB

Últimas