O primeiro mês de safra da lampreia no rio Minho representou quase 4.700 capturas e a “perceção” de diminuição devido ao caudal reduzido provocado pela seca.
O comandante da Capitania de Caminha confirma que, pelo contacto no terreno com os pescadores, há “uma aparente diminuição das capturas”.
Segundo Mamede Alves, em 2011, o total da época de safra da lampreia, que decorre entre Janeiro e Abril, foi de 18.700 capturas, mas os números não estão contabilizados por mês, prática agora adoptada.
O “reduzido” caudal que o rio apresenta desde o início do ano poderá ser um dos motivos na origem da redução de capturas, mas não é o único.
O mês de janeiro, por tradição, costuma ser um dos principais períodos da safra da lampreia, em termos de quantidade, movimentando cerca de 450 pequenas embarcações de pesca, portuguesas e galegas, mas só algumas com mais de um tripulante.
Nesta altura, o preço médio da lampreia do rio Minho oscila entre os 10 e os 15 euros.
A Capitania de Caminha é responsável pela fiscalização da atividade ao longo do rio Minho, que através de embarcação só é permitida ao longo de 35 quilómetros, entre Caminha e Monção.
No troço até Melgaço, é apenas permitida a utilização de pesqueiras.
 
			 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
																
Comentários: 0
0
0