PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Saúde

Saúde: Sofre com a menopausa?

9 Novembro, 2019 - 10:39

555

0

PUB Não deixa de ser interessante o facto de esta ser uma patologia na qual, embora não seja recorrente como motivo principal de uma consulta em Medicina Tradicional Chinesa, a […]

PUB

Não deixa de ser interessante o facto de esta ser uma patologia na qual, embora não seja recorrente como motivo principal de uma consulta em Medicina Tradicional Chinesa, a paciente refere que sofre severamente com todo este processo. Como profissional, surge o momento em que é importante informar que esta patologia é amplamente tratável.

Afirma-se que uma mulher esteja na menopausa quando a mesma apresenta ausência de ciclos menstruais há mais de um ano ou cada vez mais espaçados, escassos e irregulares.

Em critérios de Medicina Chinesa, a menopausa faz parte do processo natural de envelhecimento, o qual designamos de deficiência renal de Yin. Este processo inclui o aparecimento de cabelos grisalhos, secura e falta de menstruação, por outras palavras, estes são sinais de que a energia do rim está diminuindo.

De longe, as ondas de calor são o sintoma mais comum, estando presente em mais de 85% das mulheres em menopausa. Porém, 45% delas, podem continuar a sentir essas ondas de calor de 5 a 10 anos após o início da menopausa, bem como suores noturnos, distúrbios de sono, depressão, ansiedade, alterações de humor repentinas, redução do apetite sexual, memória fraca, dificuldade de concentração, dor nas articulações, queda de cabelo, unhas fracas, cansaço, aumento de peso, dor na mama, palpitações, infeções urinárias de repetição, vertigens, zumbidos, entre outras sintomatologias…

Como trata a Medicina Chinesa a MENOPAUSA?

Já sabemos que o papel da acupuntura é regularizar o estado energético de órgãos e vísceras, desta forma, e com base nos conhecimentos em Medicina Chinesa, podemos constatar que, numa generalidade dos casos, estamos perante um défice de Rim e Baço, e um consequente aumento do fígado e do coração. Assim sendo, através de pontos de acupuntura, conseguimos provocar alterações benéficas à saúde da mulher, facilitando um novo bem-estar nesta fase da sua vida.
Face a uma patologia com cariz de vazio energético, é altamente recomendável a administração de fitoterapia durante o tratamento, pois só assim se consegue obter uma diminuição e estabilização dos sintomas aterradores que caracterizam quem sofre diariamente com a menopausa.

Não é demais relembrar que deve procurar profissionais devidamente credenciados para o tratamento da sua saúde através das medicinas alternativas.

 

Dr. Hugo Canão

Especialista em Acupuntura

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas