PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Saúde

Saúde: Hoje é o dia do ‘Festival do Sono’ – Sabe o que é?

3 Janeiro, 2020 - 09:35

1304

0

PUB Não. Não é nenhum daqueles Festivais de Verão. É uma data que existe, mas não se sabe ao certo quem a criou. Em inglês é designada por Festival of […]

PUB

Não. Não é nenhum daqueles Festivais de Verão. É uma data que existe, mas não se sabe ao certo quem a criou. Em inglês é designada por Festival of Sleep Day e é assinalada um pouco por todo o mundo.

O objetivo passa sobretudo por lembrar que é necessário descansar e relaxa após as movimentadas e exigentes festas de Natal e de Ano Novo. Tudo para colocar o sono em dia, após todas as longas noites dos feriados e das férias.

Para ter as energias recarregadas para o ano novo de trabalho ou de escola que começa, e para cumprir as suas desafiantes resoluções, os especialistas recomendam tentar descansar ao máximo.

Este dia é, portanto, uma lembrança da importância do sono a ter em conta por todo o ano. No caso dos adultos recomenda-se dormir 6 a 8 horas por noite.

A data está ainda associada à perda de peso, visto as noites mal dormidas resultarem em cansaço e em fome no organismo, compensando as pessoas as suas falhas energéticas pela ingestão de comida muito calórica.

Como não há regras para a celebração deste dia, a pessoa pode simplesmente fechar os olhos e descansar da forma que mais lhe agradar, seja na cama, no sofá ou na cadeira favorita. Com o frio do inverno a convidar ao descanso, esta é uma oportunidade de ouro para hibernar e restabelecer as energias.

Recorde-se que existe também o Dia Mundial do Sono, que é anualmente assinalado a 15 de março. O objetivo é similar e passa também por celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade.

A privação do sono tem impacto na saúde e bem-estar da pessoa. Quem dorme mal tem mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes, cancro, Alzheimer ou doenças psiquiátricas.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas