PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Santuário de Santa Luzia vai ter restaurante panorâmico e albergue de peregrinos

28 Dezembro, 2012 - 15:29

252

0

A confraria de Santa Luzia pretende avançar com o reordenamento urbanístico daquele santuário, sobranceiro à cidade de Viana do Castelo, prevendo, entre outras ações, a construção de um albergue de peregrinos e de um restaurante panorâmico.

A confraria de Santa Luzia pretende avançar com o reordenamento urbanístico daquele santuário, sobranceiro à cidade de Viana do Castelo, prevendo, entre outras ações, a construção de um albergue de peregrinos e de um restaurante panorâmico.

Segundo o projeto, enviado para aprovação à Câmara de Viana do Castelo e ao qual a agência Lusa teve hoje acesso, a confraria prevê o arranjo urbanístico e paisagístico do santuário, que recebe anualmente um milhão de turistas, através do “redesenho” da praça do santuário, reorganizando a circulação automóvel e pedonal.

Em concreto, lê-se na proposta, “eliminando o estacionamento na frente do templo e reduzindo a área de paragem de autocarros”, além da “construção de um bar/restaurante panorâmico” e “de um espaço de culto/cripta sob o nível da praça”.

Num outro nível, a confraria pretende avançar com uma “reorganização geral do espaço exterior a norte do templo”, alterando os arranjos existentes, “de forma a promover a sua renaturalização e ampliar substancialmente a área de estacionamento”.

Por último, está ainda prevista a “revitalização” do Jardim das Tílias através da “replantação de diversas árvores e redefinindo as áreas ajardinadas”, além da instalação de um parque de merendas e da construção de um anfiteatro.

Nesta zona do santuário, a confraria pretende também construir, segundo o projeto enviado à Câmara, um edifício polivalente de três andares para receber as novas instalações da instituição, mas também para acolher um albergue de peregrinos, entre outras valências.

Este projeto já recebeu recomendação para aprovação do pelouro do Planeamento Urbano e Gestão Urbanística da Câmara e será discutido hoje, em reunião do executivo municipal.

Projetado pelo arquiteto Ventura Terra, o templo de Santa Luzia, cuja construção decorreu entre 1904 e 1943, é hoje um verdadeiro ex-líbris de Viana do Castelo, sobranceiro à cidade no monte com o mesmo nome, sendo ponto de passagem obrigatória dos cerca de um milhão de visitantes que passam por aquele santuário todos os anos.

Últimas