PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

“Sanfins Medieval” convida valencianos e galegos a reviver época histórica

28 Julho, 2012 - 09:23

251

0

Um fim-de-semana medieval, com ceia, visitas guiadas, trilhos pedestres, serenatas, ateliês de pintura e recitais de poesia trovadoresca. Dois dias com um programa aliciante, que remete o visitante para a época medieval.

O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe, este fim-de-semana, a iniciativa “Sanfins Medieval – Encontro Galaico Minhoto”, uma iniciativa que pretende dinamizar um dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular.

Um fim-de-semana medieval, com ceia, visitas guiadas, trilhos pedestres, serenatas, ateliês de pintura e recitais de poesia trovadoresca. Dois dias com um programa aliciante, que remete o visitante para a época medieval, tal como explicou o responsável do evento, António Vilarinho.

Do programa de sábado, destaca-se a visita guiada ao mosteiro, orientada por um historiador, a partir das 19h30. Segue-se a ceia medieval, com cordeiro à sanfins assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo e outras iguarias da época, acompanhado dos vinhos da região.

Para as 21h30 está programada uma explicação histórica sobre o mosteiro, seguida de declamação de poesia e cantigas de amigo musicadas. A noite remata com uma serenata a cargo do Grupo de Fados de Aveiro e uma queimada galega.

No domingo, destaca-se o trilho pedestre transfronteiriço, com saída da praça da Catedral de Tui, até ao Mosteiro de Sanfins, pelo percurso do PRG19 e a travessia do rio Minho em barcas entre Caldelas e Friestas. O almoço decorrerá no recinto do mosteiro com iguarias gastronómicas locais. Do programa de domingo consta, ainda, uma visita guiada ao mosteiro e, durante a tarde, os Latidos Galaico Minhotos.

Com esta iniciativa “Sanfins Medieval” a organização pretende recuperar uma tradição ancestral, garante o responsável.

A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e a colaboração da Asociacion Cultural “A Insua” de Caldelas.

Últimas