PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Sandra Pontedeira: ‘Ser mulher na política não é fácil’

25 Novembro, 2015 - 16:01

266

0

Em entrevista à rádio Vale do Minho, a antiga vereadora cerveirense mostrou alegria no regresso à Assembleia da República e revelou o que sentiu com a nomeação de Tiago Brandão Rodrigues.

“Ser mulher na política não é fácil”. As palavras são de Sandra Pontedeira que prepara já o regresso à Assembleia da República. Com a nomeação de Tiago Brandão Rodrigues para Ministro da Educação, a número três da lista do PS por Viana do Castelo ganhou um lugar no palácio de São Bento. “Não é só por estar entre homens e também entre mulheres. Infelizmente ainda não é fácil para uma mulher estar, hoje em dia, com todo o empenho e com toda a dedicação num cargo político”, lamentou. A justificar, Sandra Pontedeira recordou que “ser mulher e ser mãe ainda é um bocado complicado. A agenda fica muito cheia. Somos mães, somos mulheres e muitas vezes queremos estar e fazer. Mas muitas vezes essa parte do ‘querer estar e fazer’ é-nos cortada. Não por sermos mães mas porque a sociedade ainda não se ajusta a este facto”.
Precisamente no dia em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher – 25 de novembro – Sandra Pontedeira considera que ainda há algo a fazer pela igualdade entre homens e mulheres. “Nestes últimos quatro anos houve um grande retrocesso nessa questão e também no contributo que as mulheres podem dar à política. São muitas vezes travadas ou por motivos pessoais ou por outros motivos”, disse a deputada à Vale do Minho.
Licenciada em educação de infância, Sandra Pontedeira foi também vereadora da Educação e da Ação Social na Câmara de Vila Nova de Cerveira. Em 2013, com a saída de Fernando Medina (cabeça-de-lista por Viana do Castelo em 2011) para a Câmara de Lisboa, a cerveirense estreou-se no parlamento. Volvidos dois anos, Sandra Pontedeira mostra ainda mais o desejo de trabalhar pelo país “e muito em particular uma enorme vontade de fazer pelo Alto Minho”. Depois de quatro anos de governação da direita, Sandra Pontedeira olha para o distrito de Viana do Castelo com preocupação mas sublinha que “o Alto Minho tem muitas potencialidades a ser desenvolvidas. Todo o nosso distrito, por exemplo, deve ser mais aproveitado no que diz respeito às potencialidades turísticas. Devemos também aproximar um pouco mais a nossa relação com a Galiza. Pretendemos fazer um pouco de tudo onde fizer mais falta, naturalmente”.
Entretanto, o Presidente da República já aceitou a proposta de nomes para ministros e secretários de Estado apresentada por António Costa. “Será um grande primeiro-ministro! Confio muito em António Costa. Já fica na história do nosso partido e do país mas julgo que dele podemos esperar tudo de bom e uma capacidade de trabalho fabulosa”, continuou Sandra Pontedeira aos microfones da rádio Vale do Minho. Já sobre o novo Ministro da Educação, a deputada cerveirense não poupa elogios a Tiago Brandão Rodrigues. “É o homem certo. Foi com imensa alegria que vi o nosso cabeça-de-lista a assumir esse cargo, mesmo com tudo o que isso acarreta. Foi com muita felicidade mesmo que recebi a notícia”, concluiu.

Federação Distrital do PS realça qualidade de Sandra Pontedeira

A Federação Distrital socialista de Viana do Castelo fez questão de sublinhar a qualidade de Sandra Pontedeira. Em declarações à Vale do Minho, José Manuel Carpinteira recordou que a antiga vereadora cerveirense “já tem experiência parlamentar. É uma pessoa que conheço muito bem e que representa muito bem o nosso distrito. É importante que o PS tenha esta gente de qualidade e sempre disponível pelo nosso Alto Minho”. Também deputado na Assembleia da República, o líder da distrital acredita que Sandra Pontedeira “vai continuar a fazer o trabalho iniciado na legislatura anterior, e agora ainda com mais empenho”.
Na formação do novo Governo, António Costa conta com 17 ministros, sendo o primeiro de 59 elementos que formarão o Executivo. O novo Governo toma posse esta quinta-feira, às 16h00.

Últimas