PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Sandra Pontedeira: ‘PS está a fazer todos os possíveis para abrir Cuidados Continuados de Melgaço’

21 Março, 2016 - 09:13

164

0

Deputada socialista na Assembleia da República revelou à Rádio Vale do Minho que já houve reunião com o Governo sobre esta matéria.

Sandra Pontedeira garante que o PS Alto Minho está a fazer todos os possíveis para a abertura da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Melgaço. O espaço, recorde-se, encontra-se concluído desde Setembro de 2012 mas permanece encerrado. A deputada socialista na Assembleia da República questionou recentemente o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, sobre esta matéria. “Senhor Ministro, no concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, encontra-se precisamente uma Unidade de Cuidados Continuados pronta a servir a população mas que desde há dois anos a esta parte não serve. E não serve a população deste território porque não foi ainda colocada ao serviço deste mesmo território e das suas populações”, alertou Sandra Pontedeira na Assembleia da República durante o debate do Orçamento do Estado na especialidade. “Não abriu portas, apesar de estar completamente pronta a entrar em funcionamento. Um investimento considerado necessário efetuado pelo Ministério da Saúde através da ARS Norte e pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho e que, por isso, foi realizado e – repito – está pronto a entrar em funcionamento. Senhor Ministro, a minha questão é muito concreta: para quando prevê o Ministério da Saúde a entrada em funcionamento desta Unidade de Cuidados Continuados?”, concluiu a deputada.
Em declarações à Rádio Vale do Minho, Sandra Pontedeira revelou que já houve reunião com Adalberto Campos Fernandes sobre esta matéria. “O Senhor Ministro, de facto, não respondeu concretamente à questão, mas já estivemos reunidos com ele. Tudo está a ser feito para que aquela unidade entre em funcionamento e seja devidamente posta ao serviço das suas populações”.

UCC de Melgaço na lista das preocupações de António Costa

Em setembro do ano passado, António Costa realizou uma visita a Melgaço onde se inteirou da UCC que permanece encerrada. O Primeiro-Ministro considerou na altura que aquele espaço é “um péssimo exemplo do abandono a que este Governo [PSD/CDS-PP] votou o setor da saúde”. António Costa, que mais uma vez visitou o Alto Minho em pré-campanha eleitoral, disse que “é absolutamente inaceitável que um equipamento destes esteja pronto e graças ao desinvestimento que o Governo fez no Serviço Nacional de Saúde ele continue a estar fechado e a não poder ser aproveitado pela população”.
Mas o líder socialista não ficou por aqui relativamente às preocupações dos melgacenses. Levou-as para Lisboa e voltou a abordar a matéria, dias depois, no frente-a-frente televisivo com Pedro Passos Coelho. “De facto, os senhores [coligação de Governo] têm criado muitos postos de trabalho para enfermeiros. Mas sabe onde? No Reino Unido. Ainda este fim-de-semana fui visitar uma Unidade de Cuidados Continuados que está concluída há três anos!”, exclamou António Costa. “Está paredes meias com um Centro de Saúde. Onde já se podiam utilizar os recursos humanos que servem esse Centro de Saúde. A obra está concluída, está equipada e está fechada”, lamentou. O candidato pela coligação ‘Portugal à Frente’ (PSD/CDS-PP) não deu qualquer resposta a António Costa sobre esta questão.
A UCC de Melgaço, cuja criação foi protocolada a 8 de Agosto de 2008 entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e a Câmara Municipal de Melgaço, no âmbito da requalificação dos serviços do Centro de Saúde local, encontra-se concluída desde Setembro de 2012 mas permanece inutilizada.
De acordo com dados da autarquia, foi investido pelo Ministério da Saúde 1,5 milhões e meio de euros naquela unidade.

Veja a intervenção de Sandra Pontedeira aqui:
[copie o link para a barra de endereços: https://www.youtube.com/watch?v=-qBqLuKqzXk&feature=share]

Últimas