PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Sandra Fernandes: ‘Na moda, Portugal ainda é o país do «ai que giro!»’

16 Março, 2016 - 08:41

132

0

Modelo courense vai desfilar na 38ª edição do Portugal Fashion. Vai vestir criações de Fátima Lopes e de Shaazia Adam.

Os portugueses ainda são “muito conservadores” quando se fala de moda. A caminho da quarta presença consecutiva no Portugal Fashion, Sandra Fernandes considera que o país deve ter um outro olhar sobre o que acontece na passerelle. “Em Portugal as pessoas desprezam muito as tendências da moda”, lamentou a modelo courense aos microfones da Rádio Vale do Minho. “As pessoas gostam de ver mas não têm coragem de usar. É o país do «ai que giro!». Em França isso já não acontece. É muito normal vermos na rua alguém usar um vestido que apareceu recentemente num desfile de um estilista qualquer. Seja com ou sem decote. Seja mais ou menos transparente”. Questionada se prefere Portugal ou França para desfilar, Sandra Fernandes admitiu que “é uma pergunta difícil”. Pausa para refletir. “No Portugal Fashion sei que estou a colaborar com o meu país e sobretudo a ajudar a economia nacional. Em Paris tudo muda completamente. É a capital da moda”.
A segunda experiência parisiense ainda está bem fresca na memória de Sandra Fernandes. A modelo desfilou recentemente na cidade-luz com roupas assinadas por Fátima Lopes na «Paris Fashion Week 2016». “Correu muito bem. Senti-me em casa. O ambiente entre as pessoas é muito descontraído e isso faz com que tudo seja mais simples”, contou. “A Fátima [Lopes] também nos ajuda imenso. É uma pessoa fantástica! De uma grande simplicidade e de um profissionalismo incrível. E isso faz dela um exemplo nesta área e até mesmo como pessoa”.
Para a posteridade, ficaram fotografias e vídeos onde a modelo aparece com sugestões de Outono/Inverno viradas para tons escuros e um visual diferente. O cabelo comprido e ondulado deu lugar a um penteado extremamente liso. “Foi uma boa escolha para realçar a roupa. O que lá interessa é mesmo a roupa, que é o que o estilista pretende vender. É tudo muito estudado. Eu estava com os lábios pintados de negro e essa é a tendência para o próximo Inverno”, explicou a manequim.

Nos bastidores

Quase sem ponta de timidez [sim, isto surpreendeu-nos pela positiva!], a modelo já começa a ganhar traquejo não só na passerelle como nos bastidores. “Se as passagens forem muito seguidas temos de ter um ritmo mais rápido na mudança de roupa. Eu, por exemplo, desfilei duas vezes mas foram distanciadas uma da outra. Aí já dá um certo tempo para vestir e calçar”. Entre o ‘veste e tira’ há sempre tempo para dois dedos de conversa com as colegas. “Por vezes falamos de algo que saiu nas redes sociais ou então comenta-se um desfile decorrido há pouco tempo”. Inevitavelmente, surgem aquelas histórias hilariantes que qualquer profissional guarda para a vida. E Sandra Fernandes já conta pelo menos um episódio ocorrido num dos seus primeiros desfiles. “Apareceu por lá o José Castelo Branco vestido ao estilo que bem se lhe conhece”, recordou com uma gargalhada. “Mal lá entrou pediu ao segurança para tirar uma selfie com ele. Disse que se tinha esquecido do bilhete no hotel e começou a chamar pela Fátima”. E o resto da ‘manta’ pintada pelo ‘Marchand’ já fica fácil de imaginar.

Sacrifícios? Quais sacrifícios?

Com quase 15 anos de idade e dois de carreira profissional, Sandra Fernandes garante que não sente qualquer peso dos tão falados “sacrifícios” impostos aos manequins. “Os chamados ‘sacrifícios’ é tudo aquilo que os jovens da minha idade deveriam fazer, a começar pelo exercício físico. Ter uma alimentação saudável”, atirou Sandra Fernandes. “Isso faz com que nos sintamos mais felizes quando temos um equilíbrio tanto mental como físico”, sublinhou.
De discurso firme, Sandra Fernandes reduz praticamente a fama sombria das privações a um mito. “Não devemos ser radicais com a alimentação. Por vezes as pessoas tendem a pensar que por deixarem de comer algo podem exagerar noutro tipo de alimento. Isso não vai trazer efeito positivo nenhum”, realça a modelo.
Outro aspeto que não constitui qualquer sacrifício para Sandra Fernandes é falar da terra onde nasceu. Bem pelo contrário. “Para mim até é melhor quando as pessoas não conhecem nada de Paredes de Coura”, confessou. “Assim tenho sempre tudo para lhes falar da terra onde vivo. Gosto de explicar-lhes onde fica e falar-lhes do ambiente calmo”, justificou. Nova gargalhada.

Sandra Fernandes vai desfilar com roupas de Shaazia Adam

Corria o dia 8 de novembro de 2014 quando a Rádio Vale do Minho deu a conhecer uma jovem modelo de Paredes de Coura que tinha feito furor na edição desse ano do Portugal Fashion. Com 13 anos na altura, Sandra Fernandes surpreendeu a vila, a região e além fronteiras. Nas redes sociais, a notícia da Rádio Vale do Minho [link: https://www.radiovaledominho.com/#!news-23620] foi partilhada dezenas de vezes. Teve milhares de visualizações. E desde então, a jovem nunca mais parou. A caminho de um ‘tetra’ no Portugal Fashion, Sandra Fernandes soma já duas presenças na «Paris Fashion Week», uma no Moda Lisboa e várias participações noutros eventos da área. “Agradeço sobretudo à minha família todo o apoio que me tem dado nesta caminhada. Os meus pais acompanham-me sempre para onde quer que eu vá e estou-lhes muito grata. Mas também agradeço ao meu irmão, aos meus tios e aos meus avós maternos e paternos que adoram ver-me na comunicação social”, disse. Em apenas dois anos, a manequim já apareceu não só em rádios como também em jornais, televisões e revistas de distribuição nacional. Apesar de menos tímida, Sandra Fernandes confessou que ainda tem algumas dificuldades em lidar com os media. “Ainda é um bocadinho estranho”, finalizou com um sorriso.
A 38ª edição do Portugal Fashion arranca esta quarta-feira no Convento do Beato, em Lisboa. Sobe depois até ao Porto para uma jornada de tripla de moda (17, 18 e 19 de março), repartida pelo CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, pela Alfândega do Porto e pelo Museu do Carro Elétrico. É precisamente na ‘Invicta’ que Sandra Fernandes vai desfilar. Durante os três dias, a modelo courense vai vestir roupas criadas por Fátima Lopes; por Eduardo Amorim, Pedro Neto e Inês Maia, da Bloom; e ainda por Shaazia Adam, jovem criadora angolana que conquistou em 2013 a distinção de best portfolio of Fashion Design Istituto Marangoni London Campus. Em novembro do ano passado, Shaazia Adam abriu a primeira loja em nome próprio em Maputo. Mantém-se como uma presença assídua nas passerelles da Mozambique Fashion Week.

[Fotografia: Face Models]

Últimas