PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Sabe de onde vem o nome do prato mais típico de Monção?

27 Março, 2025 - 02:38

890

0

Praticamente todos os monçanenses sabem a origem. Porém, nos últimos anos, este prato foi catapultado para a fama e há sempre quem fique surpreendido com uma iguarida chamada… Foda.

Em 2018 foi elevada a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

Só que, em televisão, o nome pelo qual o prato é mais conhecido teve de ser polido: em frente às câmaras todos diziam Cordeiro à Moda de Monção.

 

Mas o nome é mesmo Foda… Foda à Monção.

 

 

Feira da Rês

A origem, conta-se, está numa simples feira do gado que em inícios do século passado se realizava na freguesia de Pias, neste concelho: a feira da Rês.

 

Ao longo de várias gerações, foi um dos principais momentos comerciais da região, reunindo produtores, comerciantes e curiosos num ambiente de negociação e convívio.

 

Esta feira desempenhava um papel fundamental na economia local, sendo o principal ponto de compra e venda de gado bovino, ovino e caprino.

 

Agricultores e criadores deslocavam-se de várias localidades para negociar os seus animais, garantindo a subsistência e o sustento das famílias.

 

Era então que um episódio acontecia.

 

“Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água”, conta-se.

 

“Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: «que grande foda!».

 

A habilidade terá sido praticada durante tanto tempo que o nome colou-se ao evento… e ao animal.

 

Tanto assim foi que não haverá um monçanense que não conheça a expressão: «Ó Maria já meteste a foda?», uma questão feita no sentido de perceber se o cordeiro já estava no forno.

 

Só que, com o passar dos anos, a dinâmica deste certame acabou por esmorecer.

 

Em 2017, por iniciativa de Agostinho Correia, então Presidente da Junta de Freguesia de Pias, a Feira da Foda renasce das cinzas.

 

Suportada pela originalidade do nome, populariza-se em todo o país. De forma incansável, o autarca percorreu todo o Norte de Portugal.

 

As fotografias do cartaz do evento começaram a viralizar nas redes sociais. De Norte a Sul, a curiosidade incendiou-se.

 

No ano seguinte, a Foda de Monção projeta-se para o estrelato ao alcançar o título de uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

 

Foda à Monção é hoje um ícone da gastronomia do concelho

[crédito fotografia: Feira da Foda]

 

 

Atualmente, a Feira da Foda é um dos eventos mais populares e mais concorridos de Monção. Chegam autocarros vindos de todo o país e milhares de visitantes para degustar um prato que… é uma maravilha.

 

A próxima edição da Feira da Foda vai realizar-se nos próximos dias 28, 29, e 30 de março.

 

 

[crédito fotografia: Município Monção]

Últimas