PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

S. Pedro da Torre: Lampreia regressa com mais sabores (e até vai ter comboio turístico)

14 Fevereiro, 2023 - 18:24

2702

0

Próxima edição nos dias 3, 4 e 5 de março.

O Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, na freguesia de S. Pedro da Torre, em Valença, prepara-se para regressar em grande.

 

A próxima edição está já marcada para 3, 4 e 5 de março. O Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, Cristóvão Pereira, adiantou à Rádio Vale do Minho que está a ser preparado um conjunto de inovações que prometem surpreender.

 

Uma das principais novidades é que os sabores da lampreia deixarão de ser cinco. Vão passar a ser mais. Quantos? Ainda é segredo.

 

Recorde-se que uma das imagens de marca deste evento tem sido o facto de apresentar este ciclóstomo confecionado de cinco maneiras diferentes, com os emblemáticos pratos divididos em cinco compartimentos para cada um dos sabores.

 

“Este ano irão haver mais sabores. O formato dos pratos continuará igual… mas o visitante poderá ainda consumir – num outro prato – esse ou esses sabores que iremos adicionar”, revelou Cristóvão Pereira.

 

 

Emblemático prato dos cinco sabores da lampreia

[Fotografia: Município Valença]

 

 

A tenda do evento, que já está praticamente montada – conforme ilustra a fotografia principal – sofre também várias alterações. 

 

“Haverá um espaço mais cómodo para as pessoas estarem enquanto aguardam mesa”, explicou o Presidente da Junta.

 

A zona de alimentação será maior e poderão existir bancas de venda de artesanato e outros produtos locais no exterior, o que irá depender evidentemente das condições meteorológicas.

 

 

 

Comboio turístico é outra das grandes novidades

Corolário desta revolução no certame será um comboio turístico que irá percorrer as ruas da freguesia e até as margens do rio Minho, no sentido de tornar mais cómoda a deslocação da população local até à feira.

 

“Em vez de virem a pé ou de carro e arriscar dificuldades de estacionamento, bastará aguardar pelo comboio nas respetivas paragens que serão instaladas e vir até à tenda”, explicou Cristóvão Pereira à Rádio Vale do Minho.

 

A concluir, a Junta de Freguesia mostra-se extremamente confiante no êxito de um certame que está suspenso desde 2019. Um ano depois, com a chegada da pandemia da COVID-19, a edição desse ano foi cancelada mesmo em cima da hora. No ano seguinte e em 2022 voltou a não realizar-se pelas mesmas razões.

 

Em ano de escassez de lampreia, o Presidente da Junta garante que “não vai faltar”. 

 

 

Veja o vídeo promocional do evento

 

 

 

Este festival vai para a 12ª edição. Promete uma vez mais, dar a conhecer e a provar aos visitantes as mais variadas formas de confeccionar a lampreia. A lampreia à bordalesa é a mais famosa, mas há ainda o arroz de lampreia que também não fica atrás.

 

De referir que esta promoção da lampreia em Valença tem estado integrada na iniciativa Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência. Trata-se de um projeto da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.

 

 

[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

Últimas