PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Rússia virou o ‘M’ e criou o seu próprio… ‘McDonald’s’

20 Março, 2022 - 00:07

2589

0

O famoso M deu lugar a um B.

É legal? Há quem diga que sim… e há quem diga que não devido à evidente semelhança e cores. Certo é que o logo já vai fazendo parte da vida dos russos. Já não há McDonald’s e passou a haver  Дя́дя Ва́ня (Tio Vanya para quem ainda não completou o curso de cirílico). O famoso M dos arcos dourados é agora um B.

 

Segundo a revista NiT, são lojas muito semelhantes à multinacional norte-americana… só que tudo o que é vendido é (obviamente) russo. Pão russo. Carne russa. Picles russos.

 

Foi a forma que os russos conseguiram para contornarem o encerramento temporário das mais de 800 lojas da cadeia norte-americana de fast food.

 

Conta ainda a NiT que, nosúltimos dias, deu entrada nos serviços do governo, um pedido de registo da marca Tio Vanya. Ora, nesse mesmo pedido está apresentado o possível logótipo que é, nada mais nada menos do que o famoso M estilizado, mas rodado a 45 graus, para formar um B. Esse B simboliza o V de Vanya — que no alfabeto cirílico se assemelha ao nosso B.

 

 

 

 

Porquê Tio Vanya? Curiosamente, o nome remete para uma peça do dramaturgo russo Anton Chekhov, publicada em 1898 e levada ao palco pela primeira vez em 1899, precisamente em Moscovo.

 

Mas será legal? Considera a NiT que “no que toca aos eventuais direitos da imagem de marca da McDonald’s, será duvidoso que as autoridades e tribunais russos deem qualquer seguimento a uma queixa da multinacional”.

 

A McDonald’s ainda não comentou oficialmente a tentativa de copiar a sua imagem de marca.

 

 

[Fotografias: DR]

Últimas