PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Rui Teixeira: “Os pilares da Europa foram e são constantemente colocados à prova”

9 Maio, 2023 - 11:36

598

0

Dia da Europa.

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu.

 

Vila Nova de Cerveira associa-se à efeméride desta terça-feira com o hastear da bandeira de Portugal, da União Europeia e do Município no edifico dos Paços do Concelhoalém de providenciar a iluminação do Forte de Lovelhe com as cores da União Europeia, visível logo à noite.

 

Aderindo ao desafio lançado pelo Europe Direct Minho, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Vila Nova de Cerveira recorda simbolicamente o Dia da Europa e o papel fundamental da União Europeia em tornar as regiões europeias mais competitivas, com intenção de reduzir as assimetrias existentes.

 

“Hoje mais do que nunca faz sentido assinalar o aniversário da histórica «Declaração Schuman» e os princípios nela enunciados: Paz e Unidade. Comemorar esta efeméride é assegurar que a Europa precisa de ser permanentemente trabalhada. Não nos podemos distrair e assumir que tudo está adquirido”, disse o Presidente da Câmara, Rui Teixeira.

 

O autarca afirmou ainda que “se é verdade que a pandemia Covid-19 e a Guerra na Ucrânia colocaram a descoberto algumas fragilidades da Europa, também é verdade que são ocorrências graves que fortaleceram toda a essência daquilo que é ser europeu”. 

 

“Somos exemplo de maturidade institucional e cultural em prol da igualdade e crescimento sustentável a todos os níveis, e a solidariedade entre povos e a união de culturas e democracias é uma conquista bem enraizada e que se sobrepõe sempre”, prosseguiu.

 

“Os pilares da Europa foram e são constantemente colocados à prova, mas com resiliência tem-se enfrentado os obstáculos e saído mais forte. Acredito que aquilo que atualmente estamos a viver seguirá o mesmo caminho, o da superação”.

 

Referindo que as questões europeias “preocupam” o Município de Vila Nova de Cerveira, que tem procurado dar o seu contributo no âmbito da cooperação transfronteiriça, Rui Teixeira, reforçou que “a Eurocidade Cerveira-Tomiño se apresenta como um exemplo efetivo de sucesso de união e de como se pode viver num espaço único Europeu, debatendo constrangimentos e criando parcerias para potenciar uma vivência em comum”

 

“Cabe às instituições, mas também a cada um de nós, na qualidade de cidadãos europeus, enaltecer o orgulho de pertencer à Europa”, defende.

 

Simultaneamente, o Município de Vila Nova de Cerveira também formalizou a candidatura ao projeto “Building Europe with Local Councillors” (BELC) que visa criar uma rede europeia de políticos locais eleitos, destinada a comunicar sobre a UE numa aliança sem precedentes entre o nível de governação europeu e local.

 

Este projeto pretende estabelecer um contacto direto entre as instituições europeias e o poder local para, em conjunto, disseminar informações sobre tópicos relacionados com a UE que dizem respeito aos seus eleitores a nível local.

 

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», em que num discurso proferido em Paris, a 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, capaz de trazer a paz ao continente europeu.

 

Desta ideia, baseada na cooperação conjunta, assentou criação da União Europeia (UE). Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

 

 

[Fotografia: Município VN Cerveira]

Tópicos:

#Efeméride

Últimas