PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Rota do Vinho Verde Alvarinho associa-se a evento internacional a decorrer na Alemanha

24 Setembro, 2013 - 09:16

189

0

O objetivo é criar uma plataforma ibérica independente de caráter itinerante, de forma a “apoiar a promoção das produções provenientes daquela casta, nos principais mercados internacionais.

A Rota do Vinho Verde Alvarinho, entidade que abarca a Sub-Região de Monção e Melgaço, vai associar-se ao Concurso Internacional “Alvarinhos ao Mundo 2013”, promovido pela Unión Española de Catadores (UEC).

Este ano, o evento vai decorrer a 14 e 15 de novembro, em Düsseldorf, na Alemanha, considerado o principal centro de negócios do país, em matéria vinícola.

Contactado pela RVM, Miguel Berzosa, drietor desta associação, explica que este concurso, lançado em 2012, resulta de um “projeto sem fronteiras” que pretende unir as duas versões autóctones desta jóia vitícola branca: a Albariño espanhola e a Alvarinho portuguesa.

O objetivo é criar uma plataforma ibérica independente de caráter itinerante, de forma a “apoiar a promoção das produções provenientes daquela casta, nos principais mercados internacionais.

Ao associar-se a esta iniciativa, o município de Melgaço, entidade gestora da Rota do Vinho Verde Alvarinho, pretende estabelecer e impulsionar um trabalho de divulgação conjunta da casta e do seu terroir, único e singular, implantado no norte de Portugal (Monção e Melgaço) e na Galiza (Rías Baixas).

Recorde-se que o concelho melgacense é, também, responsável pela realização do Alvarinho International Wine Challenge, um concurso bienal, detentor de objetivos complementares. Com este evento, a entidade gestora da Rota visa aproximar os especialistas e críticos de vinhos da Sub-Região de Monção e Melgaço, proporcionando o contacto direto com o território, com os produtores e com os agentes económicos locais.

Esta parceria ibérica se insere numa estratégia de longo prazo, tendo em vista a afirmação e demarcação das produções de Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço, no panorama dos vinhos da casta, oriundos de outras geografias.

Depois da ambiciosa estreia, em 2012, por terras londrinas, o competitivo mercado alemão e uma de suas capitais comerciais, Düsseldorf, sede de uma das mais importantes feiras a nível mundial, ProWein, será palco do segundo capítulo do concurso “Alvarinhos ao Mundo 2013”.

Refira-se que o mercado germânico tem sido um dos principais destinos de exportação dos vinhos Alvarinhos, quer lusos, quer galegos.

O certame internacional, que acontece após a tradicional época das vindimas, é outorgado pela Unión Española de Catadores, uma referência na organização de eventos de prestígio e qualidade, como é o caso do Concurso Internacional de Vinos Bacchus ou o Concurso Nacional de Vinos Jóvenes Premios Baco.

O período de inscrições, para quem quiser participar no concurso, terá início a 1 de outubro.

Últimas