PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Romaria d’Agonia: Estudante de 20 anos escolhida para rosto da festa com traje de 1944

14 Julho, 2012 - 10:36

213

0

Uma estudante de Radiologia de 20 anos vai ser este ano o rosto da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, festa em que vai envergar um traje à vianesa com 68 anos.

Uma estudante de Radiologia de 20 anos vai ser este ano o rosto da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, festa em que vai envergar um traje à vianesa com 68 anos.

O traje foi herdado da avó, que o envergou, enquanto mordoma, quando tinha 18 anos, na festa de Outeiro de 1944.

“Quando soube da escolha foi um orgulho imenso. Estou muito contente por poder representar a maior romaria de Portugal”, disse Ana Moreno, na apresentação do cartaz oficial de uma festa em que já participa desde os 12 anos.

“Sempre me habituei a desfilar na romaria, desde pequena que o faço. Ser o rosto do cartaz deixou-me com uma felicidade imensa”, apontou ainda a jovem, que frequenta o terceiro ano do curso de Radiologia no Porto.

A VianaFestas, entidade municipal organizadora da Romaria d’Agonia, apresentou, esta sexta-feira, o cartaz da festa de 2012, escolhido por concurso e pela primeira vez com direito a prémio financeiro, de 500 euros.

No total foram recebidas 26 propostas de cerca de 20 autores, mas a vitória no concurso sorriu a um fotógrafo de Viana do Castelo, de 59 anos de idade e 35 de profissão.

“Se não tivesse esperança em ganhar, não tinha concorrido”, desabafou o vencedor, Cândido Carvalho, que apostou na “simplicidade” do cartaz.

“O cartaz vale pela mordoma. Foi ela a desafiar-me para este trabalho, pelos fogos-de-artifício e os doces, que é o tema deste ano”, explicou ainda o premiado, que conhece a mordoma “desde que nasceu” e foi fotógrafo do casamento dos pais de Ana Moreno.

Este concurso foi organizado pelo segundo ano consecutivo, mas agora estava limitado a um máximo de duas propostas de cartaz por autor, contrariamente ao que aconteceu em 2011, em que não existia qualquer limite.

Em mais de cem anos de história, a conceção do cartaz oficial da romaria será feita, pela segunda vez, por concurso público.

Até 2010, cabia à VianaFestas convidar diretamente algum especialista, fotógrafo ou designer. O formato foi criticado em 2010, nomeadamente nas redes sociais, não só devido ao tema do cartaz – o mar de Viana -, mas até em relação à estética da jovem mordoma que nele figurava.

Na edição de 2012, a organização pretendia selecionar um “cartaz original, que divulgue a romaria a nível nacional e internacional”.

O regulamento do concurso estabelecia como condições para o cartaz que este transmita “a alegria e a vida que caracterizam a Romaria das Romarias de Portugal”, assim como a “importância do Traje à Vianesa, em homenagem à Mulher de Viana”.

Apelava ainda à inspiração do “naipe doceiro das gulodices vianenses, conventual, tradicional, romaria” e “à arte da canelografia [decoração de doces com canela]”, por serem os temas da Romaria de 2012, que decorrerem de 17 a 20 de agosto.

O embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, é o convidado de honra deste ano, integrando-se o convite nas comemorações do centenário do nascimento do escritor brasileiro Jorge Amado, que visitou por 11 vezes aquela cidade e na qual se inspirou para várias personagens dos seus livros.

O cortejo etnográfico, que é um dos marcos da romaria e se realiza a 18 de agosto, é este ano subordinado ao tema da “Arte da Canelografia” e inclui uma homenagem ao escritor brasileiro, “amigo e visitante de Viana do Castelo”, afirma a Câmara Municipal.

Em 1981, Jorge Amado foi mesmo agraciado como cidadão de mérito da cidade, dada a relação que mantinha com Viana do Castelo, de onde semanalmente eram enviados vários doces locais para a sua morada no Brasil.

Últimas