PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

2

0

Alto Minho

Rio Minho: Proteção Civil alerta Monção, Valença e Caminha para inundações

18 Dezembro, 2022 - 18:30

1752

0

Meteorologia.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu este domingo, ao final da tarde, um alerta para variações significativas dos níveis hidrométricos em várias bacias hidrográficas. Entre elas a do rio Minho. 

 

A ANEPC alerta para um “aumento significativo das afluências”, cujo maior impacto está previsto para a próxima terça-feira, “em especial em Caminha, Monção e Valença”, lê-se no comunicado.

 

Na mesma nota, a ANEPC avisa a população para “um agravamento das condições meteorológicas” nas próximas 48 horas, com “precipitação persistente e por vezes forte a partir da manhã de segunda-feira, 19 de dezembro, nas nas regiões Norte e Centro, com o período mais crítico entre as 21h00 e as 6h00 do dia 20 de dezembro, em especial nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto”.

 

As previsões apontam ainda para “vento forte do quadrante sul mais intenso a partir do final da tarde deste domingo no litoral a norte do cabo Raso (<40/45Km/h) e nas terras altas(<45/50Km/h), com rajadas da
ordem dos 75 Km/h e 80/90 Km/h respetivamente”.

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o aviso para o Alto Minho esta segunda e terça-feira. É o segundo mais grave numa escala de quatro. Está prevista “precipitação forte e persistente, que pode ser acompanhada por trovoada”.

 

Este alerta entrará em vigor às 21h00 de segunda-feira. Vai prolongar-se durante toda a madrugada de terça-feira, até às 6h00.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas