PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Rio Minho: Hoje foi dia de encontro de Presidentes… neste barco

28 Setembro, 2022 - 22:32

800

0

Auto de reconhecimento da fronteira.

Os cinco Presidentes de Câmara dos concelhos banhados pelo Minho e os oito congéneres da Galiza encontraram-se esta quarta-feira a meio do curso internacional de água para assinarem o auto de reconhecimento da fronteira do rio Minho. Foi assinado a bordo da lancha NRP Rio Minho.

 

Participaram na cerimónia os representantes dos municípios portugueses de Caminha, Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira, e dos vizinhos concelhos galegos de A Guarda; Arbo; As Neves; Crecente; O Rosal; Salvaterra do Miño; Tomiño e Tui.

 

Através de uma navegação pelo Tramo Internacional do Rio Minho, foi efetuado o reconhecimento da linha de fronteira entre ambas as nações, na extensão correspondente às suas respetivas circunscrições jurisdicionais, tendo sido constatado que não foi construída, nem no leito do rio nem nas margens, qualquer obra que prejudique a navegação ou altere o curso das águas, ou que, de qualquer outro modo, faça alterar as condições normais do leito internacional no uso comum e público exercido por ambas as nações.

 

Veja a galeria [créditos: Município Monção/Município Valença]

 

 

Assim sendo, este tramo internacional, que serve de fronteira entre ambas as nações, não sofreu qualquer alteração que não a normal e natural do curso de águas do próprio Rio Minho.

 

A pcerimónia enquadrou-se nos termos do artigo XXV e do artigo VIII, do anexo I, do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, assinado a 29 de setembro de 1864, quando foi reconhecida a linha fluvial do rio Minho que serve de fronteira entre os dois países.

 

 

[Fotografias capa: Município Valença]

Tópicos:

#Rio Minho

Últimas