PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vila Nova de Cerveira

Rio Minho: Governo encantado com futura ponte – “Este projeto é prioritário”, disse Ministra

29 Maio, 2021 - 22:05

722

0

PUB “Para o Governo de Portugal, este projeto é prioritário. Todos os projetos que fortalecem a ligação de Portugal e da Galiza são prioritários. Estamos perante um projeto singular, que […]

PUB

“Para o Governo de Portugal, este projeto é prioritário. Todos os projetos que fortalecem a ligação de Portugal e da Galiza são prioritários. Estamos perante um projeto singular, que envolve duas comunidades especiais, lideradas por dois presidentes muito especiais”. As palavras foram proferidas este sábado, pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, durante a sessão de apresentação do Parque da Amizade e do projeto da ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho.

Será a sétima ponte a ligar o Alto Minho à Galiza e vai ser… uma curva. Ao contrário das congéneres, desta vez não será uma estrutura em linha reta, mas sim em arco. Vai unir os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, com o objetivo maior de criar aquele que será o maior parque de lazer transfronteiriço da Europa: o Parque da Amizade.

O objetivo deste arqueamento, apurou a Rádio Vale do Minho, é permitir vistas sobre o rio e até mesmo sobre o oceano Atlântico, tornando-se “uma linha ligeiramente curvada” que ficará praticamente invisível na paisagem.

Veículos a motor? Nem pensar. Ou se atravessa a pé… ou de bicicleta. Será proibida a circulação de veículos a motor.  Terá 330 metros de comprimento e 4,7 metros de largura. 

 

Veja a galeria das imagens virtuais da futura ponte pedonal/ciclável e futuro Parque da Amizade
[créditos: DR]

 

De um lado e do outro, toda uma vasta área verde que promete ser um enorme pulmão a ligar Alto Minho e Galiza: o Parque da Amizade. Terá uma área superior a 245 mil metros quadrados.

 

 

Projeto do novo Parque da Amizade foi apresentado este sábado
[créditos: Município VN Cerveira]

 

 

“Não queremos saber se existem fronteiras, queremos saber que existem pessoas que vivem de ambos os lados das margens. Se não enriqecermos estes territórios, Portugal e Espanha não serão países por inteiro”, apontou Ana Abrunhosa. “A cooperação Norte de Portugal-Galiza tem sido pioneira. Obrigada por nos desassossegarem”.

O concurso promovido pelas duas entidades responsáveis foi ganho pelo gabinete de arquitetos Burgos & Garrido, que criou uma obra leve, transparente, aérea e com muita luz.

 

Ana Abrunhosa: “Hoje a Europa realiza-se aqui! Parabéns pelo projeto, vamos fazer dele uma realidade.”

 

A estrutura da ponte foi desenhada de forma a respeitar as vistas dos monumentos dos dois lados do rio e vai acompanhar a disposição arqueada daquela zona.

“Hoje a Europa realiza-se aqui! Parabéns pelo projeto, vamos fazer dele uma realidade”, garantiu a Ministra.

Com esta nova ponte vai preservar-se também as zonas de vegetação e promover a circulação de pessoas, sem necessidade de interferência com o tráfego da Ponte da Amizade, ali a cerca de 1,5 quilómetros.

Ainda não é conhecida a data de início da empreitada bem como o valor total do investimento.

 

PUB

Últimas