PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Requalificados armazéns de aprestos da Ribeira de Viana do Castelo

14 Julho, 2014 - 10:55

166

0

Trata-se de um investimento de 149.554,50 euros para qualificar o espaço e contribuir para a competitividade dos profissionais de pesca.

Os armazéns de aprestos dos pescadores da doca de pesca da cidade foram requalificados no âmbito de um projeto de recuperação, valorização e proteção do património natural, histórico e arquitetónico, de âmbito local. Trata-se de um investimento de 149.554,50 euros para qualificar o espaço e contribuir para a competitividade dos profissionais de pesca.
Em causa está um conjunto de edifícios divididos em três quarteirões na doca da cidade, no coração da ribeira, e que são a base de funcionamento da atividade piscatória da comunidade e que estavam degradados, prejudicando não apenas o bom funcionamento da atividade piscatória mas, também, a qualificação do próprio espaço.
A intervenção pretende ainda proporcionar uma melhoria significativa das condições de trabalho em terra ao oferecer um espaço com condições adequadas de uso partilhado por parte dos profissionais da pesca e requalificar uma zona degradada com potencial para o desenvolvimento de atividades económicas relacionadas com o setor das pescas (restauração, mercado de pescado, produtos tradicionais, apoio à náutica de recreio e desportos náuticos).
O projeto concentrou-se no tratamento de coberturas, rebocos, pinturas e algumas caixilharias de vão e portas, aproveitando-se para substituir as mais degradadas, sendo que a Câmara Municipal colmatou a operação com a requalificação daquela zona piscatória, através da remodelação das fachadas e da recuperação das coberturas dos armazéns de aprestos, com vista a proporcionar uma melhoria significativa das condições de trabalho em terra e condições adequadas de uso partilhado por parte dos profissionais da pesca.
A intervenção pretende, assim, o reforço da competitividade dos profissionais de pescas e decorre em articulação com as obras de qualificação do espaço envolvente à localização destes armazéns (ao nível da Polis Litoral Norte), pelo que a obra contribui para a dignificação da zona, indo de encontro ao objetivo preconizado com a iniciativa “Aldeias de Mar”, de valorização do património e de criação de uma Rede de Aldeias / Núcleos do Mar no Litoral Norte, com potencial de atratividade turística, e desenvolvimento de atividades económicas, ligadas à restauração, venda de pescado, entre outras.

Últimas