PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Reino Unido: Britânicos gostam do novo Rei? – Espreite AQUI

9 Setembro, 2022 - 18:39

280

0

Carlos III já fez o primeiro discurso à nação.

O Rei Carlos III, do Reino Unido, fez esta sexta-feira o primeiro discurso à nação. Recordando a icónica frase de Isabel II, aquando da coroação -“Prometo dedicar toda a minha vida, seja ela curta ou longa, ao serviço público” -, Carlos III reafirmou-a. “Essa promessa, de serviço ao longo da vida, renovo-a hoje”, disse o monarca, prometendo “lealdade, respeito e amor”.

 

“Prometo servir-vos com lealdade, respeito e amor como fiz durante toda a minha vida”, acrescentou.

 

Mas o atual monarca esta longe, muito longe da simpatia que a mãe conquistou junto dos britânicos.

 

Segundo o Sapo24, uma sondagem do instituto YouGov de 2021 mostrou que pouco mais de um terço dos entrevistados acreditavam que seria um bom rei, enquanto mais de 70% tinham uma opinião favorável à rainha.

 

Isto pode reavivar as esperanças dos partidários do fim da monarquia em favor de uma república, uma ideia apoiada por apenas 15% dos britânicos nos últimos anos.

 

Carlos “não está protegido pela mesma aura quase impenetrável da rainha”, disse Graham Smith, diretor do movimento ‘Republic’.

 

Para manter a instituição, Robert Hazell, professor de Direito Constitucional da University College London, acredita que é “concebível” que Carlos possa abdicar em favor do seu filho William, nascido em 1982 e muito popular, uma opção que foi sistematicamente rejeitada por Isabel II.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas