PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Região está a viver uma "revolução silenciosa" na melhoria da rede de equipamentos sociais

13 Julho, 2010 - 08:42

200

0

O deputado socialista eleito pelo círculo de Viana do Castelo, Jorge Fão, diz que o Alto Minho está a viver "uma revolução silenciosa" na melhoria da rede de equipamentos sociais. Aludindo aos efeitos do programa PARES na região, Jorge Fão explica que os números falam por si.

O deputado socialista eleito pelo círculo de Viana do Castelo, Jorge Fão, diz que o Alto Minho está a viver "uma revolução silenciosa" na melhoria da rede de equipamentos sociais. Aludindo aos efeitos do programa PARES na região, Jorge Fão explica que os números falam por si: Nos 10 concelhos já estão concluídas e em funcionamento, ou em vias de conclusão, 14 creches, 11 centros de dia e 6 lares, num investimento público de nmais de 6,5 milhões de euros.
Além de colmatar lacunas na área social, o deputado realça ainda a criação de postos de trabalho.

Mas ainda há muito por fazer na área social, sobretudo ao nível de equipamentos para idosos, dada a elevada taxa de envelhecimento registada no distrito de Viana do Castelo. Jorge Fão elege uma maior resposta em termos de proximidade, sobretudo ao nível domiciliário.

No âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – PARES -, Portugal está a construir cerca de 610 novos equipamentos sociais que vão criar mais de 34 mil novos lugares para utentes de diversas idades e graus de exigência no acompanhamento.
Neste sentido, o distrito de Viana do Castelo não é excepção e está a receber uma diversidade de lares, centros de dia e creches, espalados pelos 10 concelhos.
De salientar que no que diz respeito a respostas à primeira infância, o Alto Minho tem uma taxa de cobertura na ordem dos 44%, quando a média nacional se situa nos 36% e a europeia está estabelecida nos 33%.

Últimas