PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Reforço de elementos por turno resolve problemas nos Bombeiros Municipais – Associação

7 Março, 2012 - 08:25

122

0

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) admitiu que os problemas que se vivem na corporação profissional da cidade poderão ser “sanados” com o reforço dos elementos de cada turno já no verão.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) admitiu que os problemas que se vivem na corporação profissional da cidade poderão ser “sanados” com o reforço dos elementos de cada turno já no verão.

“Poderá ser sanado, segundo a possibilidade que foi admitida pelo presidente da Câmara, a partir de junho, com uma alteração nos turnos. Passar de cinco para quatro, mas com um reforço de elementos”, disse Domingos Morais, diretor nacional da ANBP.

O dirigente falava após uma reunião com o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, que tutela os Bombeiros Municipais e cujos profissionais têm promovido ações de protesto contra o “mal-estar” vivido na corporação.

Em janeiro último, estes elementos chegaram a marcar presença numa das habituais reuniões do executivo camarário, em protesto, e ameaçaram entregar os telemóveis de serviço.

Exigiam uma clarificação sobre os critérios dos tempos de prontidão para chegarem ao quartel, quando acionados pelo comando em gozo de folga.

“Se é para termos um telemóvel que só serve para nos dar castigos, o próximo passo será entregá-los ao senhor presidente da Câmara, porque não os queremos para nada”, denunciou na altura Miguel Gramacho, um dos cerca de trinta bombeiros municipais que promoveram o protesto.

Apontam mesmo o caso de um bombeiro da corporação que foi castigado “por ter chegado 32 minutos atrasado”, depois de ter sido convocado pelo comando.

Sobre a reunião, o presidente da Câmara não quis prestar declarações, alegando tratar-se de um “encontro de trabalho”. Contudo, anteriormente, José Maria Costa já tinha admitido que as dificuldades em torno dos tempos de disponibilidade serão ultrapassadas com a integração de mais 15 recrutas, já em formação.

“O horário atual não é compatível com a função de bombeiro, mas ficou a garantia de que até junho, teremos novidades e, por isso, tudo aponta para que a situação fique sanada”, realçou o diretor nacional da ANBP.

Segundo Domingos Morais, a situação atual tem provocado “uma grande divisão de bombeiros” e isso faz com que “este corpo de bombeiros não tenha um grande nível de operacionalidade”.

“Com estas alterações que propomos, e que a Câmara parece ter vontade em aceitar, teremos mais efetivos em cada turno e uma maior segurança na assistência à população da cidade”, concluiu.

Últimas