PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Rede Social vai elaborar diagnóstico relativo aos idosos em situação de isolamento

1 Abril, 2014 - 09:42

256

0

Rede Social já reuniu com as juntas de freguesia, com a Secção de Programas Especiais da GNR e com a equipa do CLDS +Caminha a fim de apresentar o estudo.

A Rede Social de Caminha vai elaborar um diagnóstico relativo aos idosos em situação de isolamento no concelho de Caminha. Esta ação enquadra-se no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016, Eixo IV – Envelhecimento. A Rede Social já reuniu com as juntas de freguesia, com a Secção de Programas Especiais da GNR e com a equipa do CLDS +Caminha a fim de apresentar o estudo. Já estão agendadas reuniões individuais com os presidentes das juntas de freguesia, com o intuito de delinear a estratégia de abordar a comunidade.
O Envelhecimento é o eixo IV do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016 e cujas prioridades são: diminuir o isolamento físico e social dos idosos e promover práticas de envelhecimento ativo.
O diagnóstico relativo aos idosos em situação de isolamento tem como objetivos a avaliação multidimensional de pessoas com 65 anos ou mais a residir no domicílio, com vista a ser criado um perfil gerontológico do concelho; a identificação da população isolada e o levantamento das necessidades diversas, de forma a facilitar as orientações para a criação de um Plano Gerontológico Concelhio.
Neste sentido, a Rede Social de Caminha já reuniu com os presidentes das Juntas de Freguesia, com a Secção de Programas Especiais da GNR e com a equipa do CLDS +Caminha, com o objetivo de dar a conhecer o estudo e de solicitar a colaboração na identificação de possíveis participantes. Ficaram já agendadas algumas reuniões com os presidentes das Juntas de Freguesia individualmente, com o intuito de se estabelecerem estratégias de abordagem à comunidade.
Em comunicado, a autarquia realça que a Rede Social está a elaborar o Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016, cuja finalidade é orientar as respostas às necessidades individuais e coletivas da população e das próprias organizações envolvidas, dando visibilidade às boas práticas existentes e promovendo inovação face aos desafios crescentes com que a sociedade se confronta.
Este plano estratégico tem como eixos de ação: EIXO I – Emprego e Formação; EIXO II – Família, Educação e Capacitação; EIXO III – Comportamentos Aditivos e Dependências; EIXO IV – Envelhecimento; EIXO V – Habitação e Acessibilidades e EIXO VI – Equipamentos e Respostas Sociais.

Últimas