PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Vale do Minho

Ranking: Este é o MELHOR concelho do Vale do Minho para viver, visitar e negociar

8 Junho, 2022 - 08:26

3151

0

Dados do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking.

Valença é o melhor dos seis municípios do Vale do Minho, no distrito de Viana do Castelo, para viver, visitar e fazer negócios, de acordo com o ranking anual da consultora Bloom Consulting, divulgado esta quarta-feira.

 

O município presidido por José Manuel Carpinteira surge em 89º a nível nacional, 1º no Vale do Minho, e 4º no conjunto dos 10 concelhos do Alto Minho. Subiu 17 lugares em relação à edição anterior desta lista composta pelos 308 municípios portugueses.

 

Na conjugação das três categorias, Valença é o município melhor classificado do Vale do Minho
[Fonte: Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking]

 

 

No Vale do Minho, seguem-se Caminha (102º a nível nacional); Monção (109º a nível nacional); Vila Nova de Cerveira (117º a nível nacional); Melgaço (197º a nível nacional); e Paredes de Coura (232º a nível nacional).

 

 

 

Monção domina negócios

No Vale do Minho, para negociar é mesmo em Monção (86º a nível nacional). Nesta categoria, seguem-se depois Valença (96º a nível nacional nesta categoria); Vila Nova de Cerveira (155º a nível nacional); Caminha (161º a nível nacional); Paredes de Coura (195º a nível nacional); e Melgaço (197º a nível nacional).

 

 

Monção é o melhor concelho do Vale do Minho para “negócios”

[Fonte: Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking]

 

 

No conjunto dos 10 concelhos do Alto Minho, o município presidido por António Barbosa apresenta-se em 4º lugar para negociar. É apenas ultrapassado por Viana do Castelo (20º a nível nacional); Ponte de Lima (40º a nível nacional); e Arcos de Valdevez (72º a nível nacional).

 

 

 

Visitar… é mesmo com o nosso ‘Algarve’

Caminha segue como o melhor concelho a visitar no Vale do Minho (59º a nível nacional). Dentro deste item, estão depois Vila Nova de Cerveira (99º a nível nacional); Valença (106º a nível nacional); Melgaço (122º a nível nacional); Monção (132º a nível nacional); Paredes de Coura (267º a nível nacional).

 

 

Caminha lidera no Vale do Minho como melhor concelho a visitar

[Fonte: Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking]

 

No conjunto dos 10 concelhos do Alto Minho, o município presidido por Miguel Alves mostra-se em 3º lugar. Apenas superado por Viana do Castelo (15º a nível nacional) e Ponte de Lima (43º a nível nacional).

 

 

 

Para viver… é em Valença

No Vale do Minho, ainda de acordo com este ranking, Valença é o melhor concelho para viver (83º a nível nacional). Seguem-se Vila Nova de Cerveira (92º a nível nacional); Caminha (93º a nível nacional); Monção (117º a nível nacional); Melgaço (120º a nível nacional); e Paredes de Coura (240º a nível nacional).

 

Olhando aos 10 concelhos do Alto Minho, o município presidido por José Manuel Carpinteira apresenta-se – nesta categoria – em 3º lugar. Somente ultrapassado por Viana do Castelo (20º a nível nacional) e Ponte de Lima (39º a nível nacional).

 

 

 

Sem surpresa… Lisboa e Porto na frente

Lisboa e Porto são os melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios, de acordo com o ranking anual da consultora Bloom Consulting.

 

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking relativo a 2021 avalia o desempenho socioeconómico dos 308 municípios quanto à captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos oficiais, procuras e pesquisas ‘online’ pelos concelhos e o desempenho destes nos seus ‘sites’ e redes sociais.

 

Estes dados quantitativos são convertidos por um algoritmo em três ‘rankings’ – hierarquizando os municípios nas dimensões “viver”, “visitar” (turismo) e “negócios” (atração de investimento) -, que, após ponderação, resultam num ranking geral.

 

Tal como em anos anteriores, Lisboa e Porto mantêm-se à frente em todos os indicadores. No ranking nacional, em que nem o Algarve nem os Açores têm concelhos no top-10, são seguidos pelos municípios de Cascais, Braga e Coimbra.

 

Já na lista que inclui os melhores municípios para realizar negócios, a Lisboa e ao Porto seguem-se Cascais, Braga e Coimbra.

 

No âmbito do critério dos melhores municípios para visitar, Albufeira subiu ao terceiro lugar, atrás de Lisboa e Porto, seguida por Portimão (4.º) e Sintra (5.º), que entraram no grupo dos cinco municípios com melhores resultados neste indicador turístico, tirando o lugar a Cascais (este ano é 6.º) e Funchal (8.º).

 

 

[Fotografia: Vasco Galvão Photography]

Últimas