PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Ranking Bloom: Valença continua líder no Vale do Minho

4 Abril, 2017 - 09:25

150

0

Portugal City Brand Ranking divulgado esta terça-feira. Valencianos ocupam lugar 78 entre os 308 municípios portugueses.

Valença é o concelho do Vale do Minho mais reconhecido pela positiva a nível nacional. Quem o garante é o Bloom Consulting, que revelou esta terça-feira os resultados da quarta edição do Portugal City Brand Ranking, um documento que avalia a performance de marca e a atratividade dos 308 municípios portugueses perante os seus públicos-alvo, nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).
O concelho de Valença ocupa, em termos gerais, a posição 78 a nível nacional (entre os 308 municípios) e posiciona-se no lugar 26 (desceu três lugares em relação a 2016) no que diz respeito ao Norte, considerando um universo de 86 municípios.
Neste «campeonato vale-minhoto» segue-se Caminha, que este ano ficou classificada na posição 83 a nível nacional e no lugar 30 (desceu quatro lugares em relação a 2016) em toda a região Norte. Mais abaixo, no lugar 111 ficou Vila Nova de Cerveira que na escala da região Norte conquistou o posto 39 (desceu três lugares em relação a 2016). Logo a seguir, na lista nacional, aparece Monção em 112. Na região Norte, os monçanenses ficaram no lugar 40 (subida de um em relação a 2016). Mais para o fundo, aparece Melgaço no lugar 158 a nível nacional. Na região Norte, este Município surge na posição 49 (desceu um lugar em relação ao ano passado). Por fim, Paredes de Coura aparece no posto 233 a nível nacional. Ficou colocado no lugar 65 na região Norte (subida de cinco em relação ao 2016).
No panorama nacional, a edição deste ano do Portugal City Brand Ranking continua a ter Lisboa na liderança. Segue-se o Porto em segundo. Cascais é a grande novidade, dado que conseguiu «roubar» o terceiro lugar a Braga, que segue agora no quarto posto. Ao nível da Região Norte, a liderança pertence ao Porto. Os bracarenses seguem em segundo lugar. No terceiro posto está agora Vila Nova de Gaia.

Investimento, Turismo e Talento

Neste estudo, a Bloom Consulting explica a forma como são encontradas estas posições, designadamente para os indicadores “Negócios” (Investimento), “Visitar” (Turismo) e “Viver” (Talento). Esclarece que são tidos em conta dados relativos ao número de empresas, dormidas e população. Entretanto, “por forma a detetar tendências e volatilidade destes indicadores, foram consideradas alterações ao longo do tempo. Estes indicadores permitem avaliar a atividade empresarial, a dimensão da indústria turística e os movimentos migratórios populacionais em cada município (…) Para avaliar a robustez de cada dimensão, foram considerados vários cálculos percentuais. Em Negócios (Investimento), foi considerada a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas. Em Visitar (Turismo), foi tida em conta a taxa de ocupação hoteleira. Em Viver (Talento), foram consideradas, não só as taxas de desemprego e de criminalidade, mas também o poder de compra de cada munícipe, relativamente à média nacional. Estes indicadores permitem compreender o clima de negócios, o desempenho hoteleiro, o nível de segurança e ainda as oportunidades oferecidas a novos residentes”.
Este estudo é considerado um “bom indicador”, prestigiado a nível internacional. A sua autora, a Bloom Consulting, é referenciada por meios internacionais de renome como o Economist, Forbes e CNN, sendo o seu CEO, José Filipe Torres reconhecido como um dos três maiores especialistas mundiais em “Country Brand”.
A Bloom Consulting é uma consultora especializada na análise e desenvolvimento de estratégias de “Country”, “Region” e “City” branding. Tem sede em Madrid e conta com escritórios em Lisboa e São Paulo.
A consultora sublinha ainda que o estudo “baseia-se em factos concretos que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação para cada município”. A ferramenta (algoritmo) permite, “não só compreender a popularidade de uma cidade, região ou país como destino, mas também perceber quais os principais focos de interesse dos mais variados públicos-alvo nessa mesma cidade, região ou país”.

Últimas