PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Raça Bovina Minhota aguarda protecção de origem. Certificação pode chegar nos primeiros meses de 2011

21 Setembro, 2010 - 11:17

194

0

Durante os primeiros meses de 2011, a carne bovina Minhota receberá o certificado de denominação de Origem Protegida. Esta é pelo menos a convicção da presidente da direcção da APACRA

Durante os primeiros meses de 2011, a carne bovina Minhota receberá o certificado de denominação de Origem Protegida. Esta é pelo menos a convicção da presidente da direcção da APACRA. Segundo explicações de Teresa Moreira, este processo tem sido algo conturbado, com dois pedidos realizados, mas agora espera por um desfecho feliz dado que só falta mesmo a aprovação final.

Há oito anos que a certificação da raça Minhota é perseguida pela Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos da Raça Minhota (APACRA) como um processo fundamental para a sobrevivência económica de uma raça autóctone com "grande potencial em termos de produção de carne, com muito nome", mas, segundo Teresa Moreira, sem certificação faz com que os produtores vendam uma carne de qualidade a preços baixos".

A APACRA foi fundada em 1996 para evitar a extinção da raça bovina Minhota, a única até ao momento sem a atribuição de Denominação de Origem Protegida. O primeiro pedido foi feito em 2002, mas caiu no esquecimento. Em 2007 foi feita uma segunda tentativa que aguarda apenas a aprovação. A direcção da associação prevê que no primeiro semestre do próximo ano o processo esteja totalmente concluído.
Para já, a Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos da Raça Minhota em parceria com a Câmara de Ponte de Lima está a tentar lançar a "Posta À Minhota", numa experiência pioneira, nos restaurantes da vila mais antiga de Portugal.
Sediada em Ponte de Lima, a APACRA abrange 32 concelhos e conta já com cerca de 4000 associados.

Últimas