PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Quatro concelhos em alerta devido a eventuais cheias do Rio Minho

25 Fevereiro, 2010 - 18:26

192

0

Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha são os quatro concelhos do Alto Minho que estão sob alerta, devido à possibilidade de ocorrência de inundações, sobretudo nas freguesias vizinhas do Rio Minho. Em causa está o aumento do caudal das águas do rio, depois das barragens espanholas terem iniciado o processo de esvaziamento.

Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha são os quatro concelhos do Alto Minho que estão sob alerta, devido à possibilidade de ocorrência de inundações, sobretudo nas freguesias vizinhas do Rio Minho. Em causa está o aumento do caudal das águas do rio, depois das barragens espanholas terem iniciado o processo de esvaziamento, uma vez que o nível de armazenamento de água já esgotou.
O alerta foi dado, nesta quinta-feira, pelo Comando Distrital de Operações e Socorro de Viana do Castelo que já alertou os quatros municípios. "Foram alertados todos os serviços municipais de protecção civil, assim como os corpos dos bombeiros para estarem atentos a essa situação", explicou António Antunes, o comandante distrital.
Em Monção, a autarquia local já fez questão também de alertar as populações para a eventual ocorrência de cheias."Há que ter algum cuidado e precaução, para que não colha as pessoas de surpresa", disse Alberto Lima, vereador das obras públicas no concelho monçanense. O responsável deixa, no entanto, algumas recomendações às populações locais: " Vigilância em termos de poder estar atentos à evolução da subida do rio, de forma a acautelar os seus bens e a segurança das pessoas. Aquelas pessoas que tenham edificações próximas do rio devem estar de alerta para a possibilidade de evacuação dos seus próprios bens", acrescentou.
Em Monção, as freguesias que correm mais risco de serem afectadas são apenas duas: Lapela e Cortes. A Ludeira, próxima do centro histórico do conelho, poderá ser também um dos locais mais afectados pelas eventuais cheias prevista para os próximos dias. O alerta do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo mantém o aviso nos concelhos de Monção, Vila Nova de Cerveira, Valença e Caminha.

Últimas