PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Quase 1ME para equipar bombeiros do Alto Minho com novas viaturas de combate a fogos

31 Outubro, 2012 - 13:50

120

0

As corporações de bombeiros do Alto Minho vão ser equipadas com nove viaturas de combate a incêndios através de um investimento de quase um milhão de euros, comparticipado por fundos comunitários em 85%.

As corporações de bombeiros do Alto Minho vão ser equipadas com nove viaturas de combate a incêndios através de um investimento de quase um milhão de euros, comparticipado por fundos comunitários em 85%.

O presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo avançou hoje à Lusa que se trata de uma candidatura apresentada por aquela associação ao Programa Operacional do Norte, no valor de 934 mil euros, para aquisição de novas viaturas para corporações de sete concelhos.

“É um investimento muito importante para as corporações porque permite rejuvenescer as frotas, com idades avançadas, mas noutros casos integrar meios que nem sequer existiam e que eram muito necessários”, explicou Luís Brandão Coelho.

Os procedimentos concursais para a aquisição destas viaturas foram lançados nos últimos meses por cada associação humanitária, das respetivas corporações, as quais terão de suportar 15% das verbas necessárias.

Esta candidatura permitirá a aquisição de quatro veículos ligeiros de combate a incêndios para as corporações de voluntários de Paredes de Coura, Vila Praia de Âncora (concelho de Caminha), Arcos de Valdevez e Viana do Castelo.

Serão adquiridas ainda quatro viaturas pesadas, das quais duas de combate a incêndios urbanos (voluntários de Ponte da Barca e municipais de Viana do Castelo) e outras duas para intervenção em fogos florestais (voluntários de Caminha e de Vila Nova de Cerveira).

À corporação de Monção será entregue um tanque cisterna pesado, de posicionamento tático, com capacidade para transportar 8.000 litros de água.

Das doze corporações de bombeiros do distrito, ficaram de fora deste projeto de reequipamento os voluntários de Melgaço, Valença e Ponte de Lima.

“Entretanto a primeira viatura já entrou ao serviço em Vila Nova de Cerveira, no verão, e as restantes estão em fase de carroçaria”, rematou Luís Brandão Coelho.

Últimas