PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Quarenta freguesias distinguidas como instituições de mérito

8 Janeiro, 2013 - 11:02

537

0

As 40 juntas de freguesia do concelho de Viana do Castelo vão receber o título de instituições de mérito, segundo proposta aprovada por unanimidade no executivo municipal e que surge antes da redução do atual mapa.

As 40 juntas de freguesia do concelho de Viana do Castelo vão receber o título de instituições de mérito, segundo proposta aprovada por unanimidade no executivo municipal e que surge antes da redução do atual mapa.

Os títulos serão atribuídos no âmbito das comemorações do 165.º aniversário de elevação de Viana do Castelo a cidade, a 20 de janeiro, e no mesmo ano em que o Governo prevê cortar 13 das 40 freguesias do concelho.

“Porque são instituições que têm vindo a prestar, ao longo dos anos, um enorme serviço público, pela proximidade com as nossas populações e num relevante trabalho na área social, no apoio à educação e na valorização do património”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Viana do Castelo (PS), José Maria Costa.

A proposta apresentada pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território prevê a redução de 40 para 27 freguesias em Viana do Castelo, o que já levou o município a anunciar “patrocinar” todas as ações judiciais movidas por estas autarquias e destinadas a tentar travar a aplicação da nova legislação.

“Neste momento, em que tanto se mal diz do poder local, parece-nos ser relevante enaltecer os valores, o trabalho e o desenvolvimento do concelho propiciado por parte destas instituições”, sublinhou José Maria Costa.

A atribuição de vários títulos honoríficos a personalidades e instituições foi aprovada na segunda-feira, por unanimidade, num executivo municipal que integra, além dos cinco vereadores da maioria PS, ainda elementos do PSD (3) e do CDS-PP (1).

A 20 de janeiro, a autarquia atribuirá também o título de cidadão de mérito ao etnógrafo Benjamin Enes Pereira, ao poeta e jornalista Alfredo Reguengo e aos atletas, igualmente do concelho, Luís Leão Pinto (BTT) e Rui Sousa (ciclismo).

Como instituições de mérito serão agraciadas, na área social, as conferências de São Vicente de Paulo de Barroselas, Vila de Punhe e de Vila Franca, todas fundadas em 1912. O Neves Futebol Clube e a Banda Escuteiros de Barroselas (ambas com 75 anos de atividade) receberão o mesmo título, assim como a Associação das Velhas Guardas dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Centro de Atletismo de Mazarefes (as duas com 25 anos).

O Grupo de Folclore Casa de Portugal em Andorra e a Associação Cultural do Minho em Toronto, no Canadá, além das 40 juntas de freguesia do concelho, fecham o conjunto de instituições de mérito a reconhecer pela Câmara de Viana do Castelo em 2013.

Últimas