Cada português come, em média, cerca de 15 quilos de bacalhau por ano, com destaque para a época do Natal, um número que se tem mantido estável, segundo dados avançados pelo Norwegian Seafood Council (NSC).
O valor “está estável à volta dos 15 quilos ‘per capita'”, revelou o diretor do NSC para Portugal, Trond Rismo, citado pela SIC Notícias.
Apesar de ressalvar que os números do acumulado do ano ainda não estão fechados, o NSC sublinhou não ser expectável que este número diminua.
Só a época do Natal representa 30% do consumo total de bacalhau. No ano passado, os portugueses comeram cerca de oito toneladas de bacalhau na quadra natalícia.
Preço continua a aumentar
As exportações de bacalhau (inteiro) salgado e seco da Noruega para Portugal atingiram, este ano, 17.915 toneladas, uma quebra de 15% face a 2022, mas o preço subiu 16%.
Por sua vez, as exportações de bacalhau salgado fixaram-se 17.836 toneladas, menos 4%, com o preço a crescer 24%, enquanto as exportações de bacalhau congelado recuaram 7% para 2.877 toneladas, sendo que o respetivo valor subiu também 24%.
Já as exportações de bacalhau fresco/refrigerado da Noruega para Portugal totalizaram 922 toneladas, o que se traduziu numa diminuição de 63%, mas o preço cresceu 30%.
O NSC é uma empresa pública que pertence ao Ministério do Comércio, Indústrias e Pescas da Noruega.
Comentários: 0
0
0