PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Quantos furtos em veículos ocorreram no Alto Minho em 2025? Eis os números

20 Maio, 2026 - 09:53

132

0

GNR alerta para aumento destes crimes na época de verão.

A GNR registou, no distrito de Viana do Castelo, durante o ano passado, 178 ocorrências relacionadas com furtos em veículos. Uma descida relativamente a 2024, ano em que se registaram 225 situações.

 

Em comunicado, aquela autoridade reforça os conselhos de prevenção face ao fenómeno de furtos no interior de veículos, que tende a intensificar-se com a aproximação da época estival.

 

Apesar de em 2025 se ter registado uma diminuição de 7,6% no número de crimes em comparação com o ano anterior, a GNR intensificou a sua resposta operacional, registando um aumento de 160% no número de detenções por este ilícito.

 

“Este tipo de crime ocorre prioritariamente em zonas de maior densidade populacional e junto à orla costeira, aproveitando os períodos de lazer e a maior afluência de turismo sazonal. Os autores direcionam a sua atuação para viaturas em parques de estacionamento de praias, centros comerciais, palácios e museus”, refere a GNR.

 

No panorama nacional, em 2025, a GNR registou um total de 5.667 crimes, menos 470 do que em 2024, sendo os distritos com maior volume de ocorrências: Porto (1.440 crimes); Setúbal (722 crimes); Lisboa (691 crimes); e Faro (629 crimes).

 

Relativamente à evolução mensal do crime em análise, é possível constatar-se que o mesmo acompanha os períodos usualmente identificados como favoritos para o gozo de férias, nomeadamente a altura do Carnaval (em 2024) e a 2.ª quinzena de junho a setembro.

 

Ainda em 2024 verificou-se também um pico significativo em outubro (o mês de outubro de 2024 foi o 2º mais quente a nível global e o 5 º mais quente na Europa, segundo o IPMA), tendo sido registados 576 crimes desta natureza.

 

 

[crédito fotografia: arquivo/DR]