PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Mundo

Putin autoriza uso alargado de armas nucleares. Zelensky diz que vencedor será conhecido em 2025

19 Novembro, 2024 - 19:37

468

0

Guerra na Ucrânia.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou esta terça-feira um decreto que autoriza o uso alargado de armas nucleares.

 

A nova política nuclear, segundo a SIC Notícias, pressupõe a utilização de armas nucleares caso seja alvo de um ataque com mísseis convencionais, drones ou outro tipo de armento de longo alcance apoiado por uma potência nuclear.

 

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, diz que o objetivo é mostrar aos potenciais inimigos que é inevitável uma retaliação caso a Rússia seja atacada.

 

Entretanto, segundo o Notícias ao Minuto, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, previu hoje que 2025 vai decidir o vencedor da guerra travada há mil dias com a Rússia, avisando que não cederá a pressões dos aliados, enquanto lançava metas de produção de mísseis e ‘drones’.

 

“Nos momentos decisivos, que chegarão no próximo ano, não devemos permitir que ninguém no mundo duvide da resiliência de todo o nosso Estado e este passo determinará quem prevalecerá”, declarou Zelensky, num discurso muito aplaudido pelos deputados do parlamento ucraniano.

 

O líder da Ucrânia sublinhou que “a guerra decidirá o destino de toda a nação” e reafirmou o direito da Ucrânia à sua independência, que é negada por Moscovo.

 

Num mês marcado pela eleição do republicano Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, levantando dúvidas sobre a continuação do apoio militar de Washington a Kyev, e que o Presidente cessante, Joe Biden, autorizou o uso de mísseis de longo alcance contra a Rússia, o líder ucraniano anunciou uma nova meta para a produção própria de armamento.

 

Nesse sentido, a Ucrânia deverá produzir pelo menos 30 mil drones de longo alcance e três mil mísseis de cruzeiro e drones-mísseis em 2025, de acordo com o plano de resiliência apresentado na Verkhovna Rada.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas