PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

PT estuda possibilidade de activar emissor para zona sombra do Vale do Mouro

10 Janeiro, 2012 - 08:51

177

0

O presidente da Câmara de Monção reuniu com administradores da Portugal Telecom e alertou que as “zonas sombra” previstas para a cobertura de TDT vão levar a população a voltar-se "de novo" para televisão espanhola.

O presidente da Câmara de Monção reuniu com administradores da Portugal Telecom e alertou que as “zonas sombra” previstas para a cobertura de TDT vão levar a população a voltar-se "de novo" para televisão espanhola.
Do encontro ocorrido na passada quinta-feira em Lisboa, José Emílio Moreira saiu com a garantia de que a PT vai elaborar um estudo de activação de um emissor para o Vale do Mouro, a zona mais afectada do concelho. Vão ser ainda analisados os dados técnicos, a sua legalização e alcance, além, claro, dos custos, para no final deste mês serem apresentados resultados e haver decisões.
A câmara de Monção admite participar neste processo, apesar das "limitações orçamentais que todos os municípios enfrentam".
José Emílio Moreira teme que a "cobertura perfeita" pela Televisão Digital Terrestre espanhola e os seus cerca de 40 canais na “zona sombra” da rede portuguesa, que afecta entre 7.000 a 10.000 habitantes de 12 das 33 freguesias de Monção, volte a população a começar a ver e ouvir a televisão espanhola "em força". O autarca monçanense recorda que este cenário tem muitas consequências para a lingua e cultura portuguesas.
A PT já tinha explicado que o acesso generalizado à TDT será feito através de centros emissores TDT terrestres, havendo uma "pequena" percentagem da população que terá acesso às emissões digitais através de uma tecnologia complementar.
Nestas “zonas sombra” da rede convencional, os utilizadores terão a cobertura assegurada via satélite, mas com mais custos, tendo em conta a necessidade de aquisição do kit que engloba descodificador e antena parabólica e a sua instalação.
A última fase do "apagão" da rede analógica, que afetará o distrito de Viana do Castelo, está prevista para 26 de abril de 2012.
O concelho de Monção continua em negociações com a PT para que cerca de 7 mil pessoas não deixem de ter acesso á TDT portuguesa e se vire para a espanhola, como em outros tempos. A Portugal Telecom ficou de estudar o problema e apresentar soluções até ao final deste mês, para depois num segundo encontro definir a estratégia com a autarquia monçanense.

Últimas