PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

PS vence por 4 votos. Assembleia de Apuramento Geral agendada para amanhã. Minoria ou coligação em análise

30 Setembro, 2013 - 09:38

160

0

Nnguém cantou vitória nesta noite de domingo, em Monção, dado que, dos quatro votos de diferença, consta-se que há dois nulos duvidosos, e por isso já foi agendada, para terça-feira, uma Assembleia de Apuramento Geral. Esta autarquia poderá ser socialista, mas apenas por um voto de diferença, num concelho com 19.230 habitantes.

Quatro votos. Esta foi a diferença entre PS e PSD no concelho de Monção, nestas autárquicas de domingo.

O Partido Socialista liderado por Augusto Domingues conquistou 37,96% dos votos, contra 37,92% do PSD, elegendo cada um três vereadores. O outro lugar fica para o CDS-PP de Abel Baptista, com 17,77%.

Contudo, ninguém cantou vitória nesta noite de domingo, dado que, dos quatro votos de diferença, consta-se que há dois nulos duvidosos, e por isso já foi agendada, para terça-feira, uma Assembleia de Apuramento Geral. Esta autarquia poderá ser socialista, mas apenas por um voto de diferença, num concelho com 19.230 habitantes.

Contactado pela RVM, o candidato socialista começou por felicitar o trabalho desenvolvido pelos partidos da oposição.

Augusto Domingues confessa que o resultado foi “uma surpresa”, pois esperava uma vitória “mais expressiva”.

Quanto à governação futura, e a confirmar-se a vitória, há duas hipóteses em cima da mesa: governar em minoria “analisando o sentido de voto da oposição” ou “tentar negociar uma maioria”.

Augusto Domingues diz que ainda é cedo, mas deixa escapar uma estratégia inicial de liderança em minoria, não tendo dúvidas de que será mais difícil gerir os destinos do concelho.

Tentando encontrar soluções, Augusto Domingues lembra o apagão nas freguesias, e a própria mudança em si e algum cansaço.

A RVM tentou obter uma reação de António Barbosa, do PSD, mas ainda sem sucesso.

De salientar que Monção é liderado há 16 anos pelos socialistas, na pessoa de José Emílio Moreira, sempre com maiorias absolutas, mas que devido à lei de limitação de mandatos, este histórico já não se pode recandidatar, apostando no seu número 2.

Em 2009, para o quarto mandato, o PS venceu por 68,37%, ficando o PSD em segundo com 20,89%, ficando a vereação dividida em 6 e 1, respetivamente.

Últimas