Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Projecto de arquitectura e recuperação do edifício do arquivo do escritor Mário Cláudio já está concluído, autarquia prepara candidatura a fundos comunitários

8 Fevereiro, 2011 - 15:03

191

0

2012 é a data prevista para que o arquivo do escritor Mário Cláudio passe a estar disponível na antiga escola primária de Venade, na freguesia de Ferreira.

2012 é a data prevista para que o arquivo do escritor Mário Cláudio passe a estar disponível na antiga escola primária de Venade, na freguesia de Ferreira. O projecto de arquitectura e recuperação do edifício já está concluído, neste momento a Câmara Municipal de Paredes de Coura está a elaborar a candidatura a fundos comunitários, nomeadamente ao QREN, para a requalificação deste edifício.
O autarca local prevê a conclusão da obra no prazo de um a dois anos. António Pereira Júnior explica a demora com as dificuldades em conseguir comparticipação para o investimento previsto na ordem dos 700 mil euros.
A doação tem apenas um retorno, em que o escritor Mário Cláudio exige apenas que a autarquia cuide do espólio doado. O arquivo faz parte de "um vasto epistolário" do escritor, contando-se cartas autografadas de relevantes figuras da cultura portuguesa e mundial.
Grande parte dos documentos doados pelo escritor Mário Claúdio à autarquia courense se encontra em formato digital. Segue-se a conclusão do projecto de recuperação da antiga escola primária de Venade, angariação de financiamentos, para que, de acordo com o autarca local, o arquivo do escritor Mário Claúdio possa abrir portas dentro de um a dois anos.

Últimas