PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Primeiro "Master Trade Fiae Gourmet Meeting" quer levar o melhor da gastronomia além fronteiras. Iniciativa arranca esta noite

26 Maio, 2011 - 14:43

127

0

Depois da apresentação na passada segunda-feira, arranca esta quinta-feira, o evento inédito "Master Trade FIAE Gourmet Meeting". Trata-de de um evento promovido pelo Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho (Ceval).

Depois da apresentação na passada segunda-feira, arranca esta quinta-feira, o evento inédito "Master Trade FIAE Gourmet Meeting". Trata-de de um evento promovido pelo Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho (Ceval), o parceiro português da Federação Internacional de Associações Empresariais (Fiae). A iniciativa pretende juntar no mesmo espaço o que "de melhor" tem a gastronomia alto-minhota. A ideia passa não apenas por divulgar, mas aproximar e criar intercâmbio além fronteiras, numa óptica de internacionalização. Este é, por isso, um projecto com assinatura portuguesa, mas com contributo de associações de Catalunha (Espanha) e Bordéus (França).
O vice-presidente do Ceval, Paulo Falcão, sublinhou que a ideia deste projecto é a de internacionalizar e difundir o tecido empresarial de Viana do Castelo em outras regiões, sobretudo, em tempos de crise.
Por outro lado, Júlio Meirinhos, vice-presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, parceiro, frisou o "tesouro gastronómico" do Alto Minho, dizendo que este intercâmbio com França e Espanha, é importante, do ponto de vista da troca de conhecimentos e experiências. Júlio Meirinhos frisou que é preciso "circundar" a crise com este tipo de iniciativas.
Por seu turno, a vereadora da Educação, Maria José Guerreiro sublinhou a importância da iniciativa, mas deixando a ideia de que é preciso apostar na formação profissional, principalmente, de quem trabalha na restauração. Segundo diz, a qualificação em áreas como vinhos e gastronomia tem tido uma "grande evolução", graças ao trabalho das escolas de turismo na região. O conhecimento cultural do que se oferece ao turista é "importante", salientou.
Este evento vai contar com nomes da gastronomia internacional. Haverá showcookings, degustações, provas, mostrando não apenas os produtos de cá, mas também produtos da Catalunha e Bordéus, parceiros da Federação Internacional de Associações Empresariais (Fiae). Para o ano, este evento inédito vai acontecer em Bordéus, numa lógica de rotatividade.
O evento vai decorrer até ao próximo sábado e a inauguração oficial acontece esta noite, pelas 19h30, no Museu de Arqueologia e Arte vianense.

Últimas