PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Primeiro aerogerador urbano já é visível e começa a produzir eletricidade em abril

13 Março, 2012 - 08:35

192

0

O primeiro aerogerador a funcionar numa cidade portuguesa já começou a ser instalado em Viana do Castelo, num investimento de cinco milhões de euros da alemã Enercon.

O primeiro aerogerador a funcionar numa cidade portuguesa já começou a ser instalado em Viana do Castelo, num investimento de cinco milhões de euros da alemã Enercon.

A instalação da torre foi concluída esta segunda-feira, seguindo-se a colocação do aerogerador de dois megawatts, com um peso de 54 toneladas e cinco metros de diâmetro, a 78 metros de altura.

Na quarta-feira serão colocadas as pás do rotor, com 41 metros de comprimento e o processo ficará concluído com a componente elétrica de ligação à rede.

“Até meados de abril o aerogerador estará pronto a produzir energia para a rede, com a finalidade de ser utilizado para experimentação e ensaio”, explicou hoje à Lusa Francisco Laranjeira, responsável pela Enercon em Portugal.

Este será o equipamento número 1300 da Enercon Portugal, tendo a particularidade de ter sido “totalmente construído em Viana do Castelo”, integrando a “nova geração de aerogeradores de alta eficiência” do grupo alemão.

A instalação está a ser feita no Parque Empresarial da Praia Norte, junto à foz do rio Lima, um dos polos de produção da Enercon em Viana do Castelo.

“É a primeira cidade do país que tem uma turbina urbana”, admitiu Francisco Laranjeira.

A Enercon é hoje o maior empregador privado de Viana do Castelo, com 1400 postos de trabalho distribuídos por cinco unidades no concelho.

“É um sinal de modernidade ligado a um indústria de energias renováveis que está aqui bem sedimentada e de onde parte uma importante cadência de exportação, de dois navios por semana”, concluiu o administrador.

Últimas