O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elevou os Bombeiros Voluntários de Monção a membros honorários da Ordem do Infante D. Henrique.
O anúncio foi divulgado pela corporação esta quarta-feira.
“É com orgulho que vemos a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção receber uma homenagem do Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, em reconhecimento dos 125 anos de serviço dedicado à comunidade de Monção e ao país!”, refere a corporação nas redes sociais.
A Ordem do Infante D. Henrique é uma ordem honorífica portuguesa, criada a 2 de junho de 1960 aquando do V Centenário da morte do Infante D. Henrique e reformulada e alargada em 1962, que visa distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.
A Ordem foi criada em 1960 em homenagem ao infante D. Henrique e sob a sua invocação pelo Decreto n.º 43.001, de 2 de Junho de 1960, destinando-se a galardoar serviços ligados a actividades ou estudos histórico-marítimos ou ao conhecimento e divulgação da expansão de Portugal no Mundo.
O Presidente da República é por inerência Grão-Mestre de todas as ordens honoríficas portuguesas.
Comentários: 0
0
0